A duas semanas do retorno das aulas na rede pública de Santa Cruz do Sul, o clima é de preparação para professores e instituições de ensino. As férias escolares terminam na segunda-feira, dia 21 de fevereiro, para todos os alunos das creches, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio nas escolas municipais e estaduais. Outras instituições do município retornam na semana anterior (confira as datas no boxe).
De acordo com o secretário de Educação, João Miguel Wenzel, a pasta organiza o retorno às atividades presenciais tendo em vista as medidas necessárias conforme a legislação. “A Secretaria de Educação vem trabalhando de forma intensa em várias frentes, tanto pedagogicamente quanto nas questões de recursos humanos e infraestrutura, procurando agilizar as situações pertinentes para que tenhamos um bom início de ano letivo”, disse.
Durante o período de férias, os educandários passaram por obras e trabalhos de melhoria, como micropinturas, cortes de grama, limpezas de caixas-d’água, desinsetização, conserto e revisão de sistemas de alarme e restauração e colocação de calhas. Um dos espaços em obras é o antigo prédio do Santuário de Schoenstatt, que passa por adequações para receber a Emei Mãe de Deus.
Publicidade
Outros trabalhos incluem pintura interna e externa na Emef Harmonia, pintura na Emef Menino Deus, reforma e pintura de praça na Emef Felipe Becker, realocação, reforma e pintura na praça da Emef Harmonia, cobertura ao lado do ginásio na Emef Santuário, cerca de madeira na Emef Imaculada e conserto em parede de alvenaria na Emef Leonel Brizola.
A Emei Paraíso Infantil recebeu novo portão de acesso e montagem de praça de madeira. As pracinhas com casinhas, balanços, gangorras e gira-giras também foram instaladas nas escolas Dona Leopoldina, Willy Carlos Froehlich e Guilherme Hildebrand. As Emefs Ferrugem, Rio Branco e Bom Jesus passaram pela troca de pisos, parceria entre a Secretaria de Educação e mão de obra fornecida pelas escolas.
LEIA MAIS: Trabalhadores criam campanha para arrecadar material para 360 crianças
Publicidade
Na semana que vem, a Secretaria de Educação organiza as atividades preparatórias para os profissionais nos dias 16, 17 e 18. Será a 2ª Jornada Pedagógica: Educação Integral Voltada Para a Prática Pedagógica, Interação e Pelas Competências Previstas na BNCC e no Documento do Território Municipal de Santa Cruz do Sul.
Creches, Educação Infantil e Ensino Fundamental: voltam em 21 de fevereiro.
Escolas estaduais e Ensino Médio: aulas começam em 21 de fevereiro.
Escola de Educação Básica Educar-se: retorna em 21 de fevereiro. A escola passou por algumas melhorias estruturais para o início do ano. Na semana anterior ao retorno, realiza atividades para equipe e alunos novos.
Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc): as aulas iniciam na segunda-feira, 21 de fevereiro. A escola terá retorno de 100% dos alunos ao presencial.
Colégio Marista São Luís: volta em 17 de fevereiro. No dia anterior, 16, a escola realiza a acolhida aos novos alunos, com agendamentos para conhecer as salas e os professores, e os alunos mais velhos fazem a recepção.
Colégio Dom Alberto: as aulas têm início em 14 de fevereiro para os alunos novos, e no dia 15 de fevereiro iniciam para os alunos que já estudavam na instituição.
Colégio Mauá: a volta às aulas será no dia 21. Nos dias 14, 15 e 16 ocorre o Dia do Acolhimento nas Séries Iniciais. Os demais alunos novos terão programação específica após o retorno das aulas.
Senac: as aulas do Ensino Médio retornam no dia 14 para a turma do 2o ano e iniciam para a turma do 1º ano.
Sesc: as aulas iniciam-se em 21 de fevereiro para os alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.
Com o início das atividades letivas para os alunos no dia 21 deste mês, os professores da rede estadual começam antes por causa da formação pedagógica. Nas próximas segunda e terça-feira, a equipe gestora da escola, supervisores e orientadores irão participar de uma formação, recebendo orientações da Secretaria Estadual da Educação por meio do canal no YouTube.
Publicidade
Os educadores iniciarão as atividades nos dias 14 e 15 de fevereiro, com formação também por vídeo, mas vão acompanhar de forma presencial nas escolas. Conforme o titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, a entidade realizará no dia 16 uma formação para as equipes diretivas, e nos dias 17 e 18, para os professores.
LEIA MAIS: Grupos se unem para arrecadar materiais escolares em Santa Cruz
“Todos passarão por uma semana de formação recebendo várias orientações sobre a questão do ensino híbrido, o novo Ensino Médio e as matrizes curriculares. Nós estamos discutindo sobre como trabalhar com essa cultura antirracista dentro das instituições de ensino”, explica. Um dos temas abordados será o Programa Aprende Mais, voltado para professores de Matemática e Português, além de outros assuntos. A expectativa da 6ª CRE é que a maioria dos alunos, de acordo com a idade, esteja vacinada para o retorno das aulas presenciais.
Publicidade
“Dentro dessa formação da coordenadoria com as equipes diretivas vamos retomar a questão dos protocolos sanitários, bem como os planos de contingência”, diz Moura. A volta às aulas nas escolas estaduais também deve ter novidades, já que a maioria das instituições de ensino passou por manutenções durante as férias. Os reparos foram possíveis por causa do repasse de um valor financeiro adicional, recebido por cada escola de acordo com o tamanho do espaço físico e o número de alunos.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.