Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

cultura

Escolas podem se inscrever para assistir aos curtas que vão concorrer no Festival de Cinema

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Expectativa dos organizadores é aumentar a quantidade de participantes em 2024

O 7º Festival Santa Cruz de Cinema, que vai ocorrer entre os dias 11 e 14 de junho, receberá novamente alunos de escolas do Vale do Rio Pardo. Pelo menos 700 estudantes marcaram presença no auditório da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) no ano passado. Para acompanhar as sessões durante um dos quatro dias de evento, representantes das instituições de ensino podem contatar o professor Rudinei Kopp, integrante da comissão organizadora. O telefone é (51) 98206 1560, via WhatsApp. O transporte para a Unisc é disponibilizado pela organização do festival. 

A expectativa é receber mais de 800 estudantes este ano. O objetivo é fechar a agenda de visitas das escolas nas próximas semanas. Com isso, as instituições podem se organizar e decidir quantas turmas vão participar, permitindo que a equipe do festival defina em quais dias as visitas ocorrerão. “Há escolas que chegaram a enviar cinco turmas. Como o auditório é espaçoso, conseguimos receber muita gente. Nosso sonho é ter a presença de todas no festival”, destacou Kopp.

LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema tem recorde de inscritos

Publicidade

Na visão do educador, a participação dos alunos do Ensino Médio é um dos objetivos principais do festival. Ele e a comissão entendem que é um bom momento para que os jovens tenham contato com essa expressão artística e com a maneira como o cinema retrata o País em suas diversas regiões. “Em uma noite, é possível conferir sete histórias com um nível de produção muito alto vindas de Estados como Acre, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso e Pará.”

Kopp ainda destaca que os temas apresentados nos curtas-metragens são atuais e, muitas vezes, podem ser úteis para preparar os estudantes para testes como o Enem, que tende a abordar em suas questões as múltiplas faces do modo de ser brasileiro. “Esses curtas facilitam o acesso a essas realidades a partir de histórias muito comoventes, profundas e polêmicas, que nos fazem pensar. E isso acaba servindo como uma matéria-prima muito rica para ser trabalhada em sala de aula depois”, complementa.

LEIA TAMBÉM: Thiago Lacerda e Hermila Guedes recebem premiações no Festival Santa Cruz de Cinema

Publicidade

José Mânica marca presença no evento há cinco edições

O Festival Santa Cruz de Cinema virou tradição na Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica, que participa há cinco edições. Em 2023, três turmas, com cerca de 60 alunos, estiveram presentes em uma das noites de exibição. E este ano, pretendem retornar. Conforme a supervisora escolar Marinei Schmidt, os estudantes gostam da proposta do festival e de poder sair da rotina e buscar conhecimento para além da instituição.

Além disso, tem certeza que muitas das obras presentes podem ser um recurso didático para ser utilizado em sala de aula. Elas contribuem na construção do senso crítico e analítico dos jovens. “O festival é uma experiência muito enriquecedora”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: veja como foi a noite de premiação e homenagens no 6º Festival Santa Cruz de Cinema

Publicidade

Saiba mais sobre o Festival de Cinema

O auditório central da Unisc será palco da sétima edição do Festival Santa Cruz de Cinema, de 11 a 14 de junho. Em 2024, foram recebidos 827 curtas-metragens, vindos de 24 estados brasileiros e também do Distrito Federal. Aqueles com maior número de inscritos foram, respectivamente, São Paulo (28,3%), Rio de Janeiro (10,5%), Minas Gerais (9,1%) e Rio Grande do Sul (8,6%). Destes, 18 serão selecionados para compor a Mostra Nacional, enquanto três produções santa-cruzenses vão fazer parte da Mostra Olhares Daqui. Em breve, eles devem ser anunciados ao público. O evento, realizado por Sesc/RS, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Pé de Coelho Filmes, registrou nesta edição o recorde de inscrições de toda a sua história. 

A programação é gratuita e aberta ao público, contemplando mostra dos filmes, debates com os realizadores, oficinas na área do audiovisual e outras atividades paralelas. Neste ano, conta com patrocínio da JTI e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, além do apoio institucional da Locadora Filmes do Bem. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas nas redes sociais (@festsantacruzcinema) e no site http://festivalsantacruzdecinema.com.br.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O FESTIVAL DE CINEMA

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.