Categories: Regional

Escolas particulares terão reajuste médio de 6%

As escolas particulares de Santa Cruz do Sul estão na reta final do período de matrículas e rematrículas, e terão reajustes nos preços das mensalidades para cobrir custos maiores com folha de pagamentos e investimentos.

No Colégio Mauá, o reajuste será de 6,5%. O acréscimo é justificado pela inflação, reposição salarial com data-base em março e investimentos realizados, como melhorias no espaço físico, equipamentos tecnológicos, formação de professores e iniciativas pedagógicas. Com a incorporação da antiga escola Criança e Companhia, o Mauá passará a ter uma segunda unidade de educação infantil.

Para reduzir custos, há campanhas internas para economia de energia, principalmente em relação aos aparelhos de ar condicionado. Outra medida é a redução no uso de papel. “É importante salientar que os resultados positivos são utilizados para investir na escola, para fornecer melhores oportunidades aos alunos”, frisa o diretor Nestor Raschen. O período para matrículas e rematrículas termina hoje. Informações podem ser obtidas pelo número 3711 2144. A expectativa é de que o colégio tenha 2.050 alunos no ano letivo de 2020.

Publicidade

A Escola de Educação Básica Educar-se terá um reajuste de 5,4%, conforme a diretora Valderez Maria Kern. Os cálculos para o acréscimo no valor são baseados no número de estudantes, no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e nos custos com espaço físico e material pedagógico. Os incrementos em projetos e investimentos, principalmente em tecnologia, demandam maior orçamento.

Para reduzir as despesas, há uma série de ações promovidas, como listagem de material coletivo, incentivo para continuidade da utilização de cadernos, grupos de pais para venda de livros usados, brique de uniformes e parcerias com a Associação de Pais e Mestres. “Vamos conseguir manter algumas taxas que foram praticadas neste ano”, salienta a diretora. O prazo para rematrículas termina hoje. Para as matrículas, será estendido até o dia 18. A expectativa é de 540 alunos para o ano que vem.

O Colégio Dom Alberto declarou somente que o reajuste será mínimo, mas preferiu não divulgar o percentual. As rematrículas estão abertas até amanhã. As matrículas poderão ser feitas até 17 de fevereiro, conforme disponibilidade de vagas.

Publicidade

Colégio São Luís
O Colégio Marista São Luís informou que há uma média de reajuste, que envolve os 18 educandários da rede. Para o próximo ano, ficará em 6,75%. O cálculo considera a inflação do período, as reformas e a manutenção predial, a capacitação do corpo docente, o reajuste do valor-hora dos professores em razão de convenções coletivas, adequação do mobiliário e da aparelhagem tecnológica, entre outros.

Conforme Reinaldo Fontes, do setor de Comunicação e Marketing, o foco no relacionamento com as famílias é mostrar na prática o que está por trás do reajuste. “Ratificamos a nossa missão contínua de qualificar os espaços de aprendizagem, fazer evoluir o processo pedagógico e valorizar e capacitar os profissionais que atuam em nossas unidades”, ressalta. As matrículas podem ser feitas a qualquer momento, mediante a disponibilidade de vagas. O processo de rematrículas já foi encerrado. A expectativa é de 850 alunos para o ano que vem.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.