Duas escolas de Santa Cruz do Sul estão entre as escolhidas para serem transformadas em “escolas-padrão” pelo governo estadual. A Professor José Wilke, no Bairro Avenida, e a Nossa Senhora da Esperança, no Bairro Santa Vitória, foram incluídas em um plano anunciado nessa quinta-feira pelo governador Eduardo Leite (PSDB).
Ao todo, cerca de 500 alunos serão atendidos nessas instituições – 160 na Professor José Wilke e 340 na Nossa Senhora da Esperança. Segundo o titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, a definição das escolas levou em consideração, por exemplo, o fato de ambas atenderem populações em situação de vulnerabilidade social. A Nossa Senhora da Esperança é uma das escolas-piloto para implantação do novo Ensino Médio, está situada em uma região com limitações de infraestrutura e possui condições para ampliação. Já a José Wilke oferece ensino em tempo integral e funciona em um prédio antigo, da década de 1960.
LEIA MAIS: Santa Cruz vai ter duas ‘escolas-padrão’
Publicidade
As intervenções nesses colégios devem começar de imediato. De acordo com Moura, a intenção é debater com as comunidades escolares quais investimentos devem ser priorizados.
Segundo o governo estadual, as instituições receberão uma reformulação de seus espaços. Isso inclui internet de alta velocidade, salas de aula adaptadas para o uso de tecnologias e metodologias ativas, salas de leitura e recursos, banheiros com acessibilidade e padronização de espaços de convivência, como áreas esportivas cobertas, refeitórios, salas de professores e cozinha, entre outros. Com isso, passarão a ser uma espécie de “modelo” para a rede estadual.
LEIA TAMBÉM: Inscrições para educação infantil terminam na semana que vem
Publicidade
A iniciativa faz parte do programa Avançar na Educação, que prevê R$ 1,2 bilhão em investimentos no setor até o fim do ano que vem. Para a implantação das “escolas-padrão”, serão R$ 72,5 milhões. Ao todo, 56 estabelecimentos de 36 municípios serão contemplados.
Ainda conforme o coordenador da 6ª CRE, o anúncio não elimina investimentos que já estavam previstos para outras escolas, como é o caso da José Mânica, no Bairro Esmeralda, que aguarda há nove anos pela construção de um novo prédio. A verba está prevista no orçamento de 2021 do Estado e o projeto está em vias de ser licitado.
LEIA TAMBÉM: Governo do Estado diz que proposta aprovada na Câmara pode reduzir arrecadação
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.