A sede administrativa da Sicredi, em Santa Cruz do Sul foi, durante essa quarta-feira, 26, o local de formação para professores de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, assessorias e coordenação pedagógica das Secretarias de Educação de nove municípios do Vale do Rio Pardo, que aderiram à Jornada de Educação Financeira nas Escolas para o ano de 2025 – tanto aos participantes iniciantes, como também aos da formação continuada.
O programa, desenvolvido em parceria com a Fundação Sicredi, capacita professores, através de uma metodologia exclusiva que facilita a inclusão da educação financeira na sala de aula. A educação integral, a interdisciplinaridade e a equidade social são pontos que sustentam, fundamentam e aprofundam a compreensão da proposta e das intencionalidades dessa planificação.
LEIA TAMBÉM: Atividade mostra como cães da raça border collie podem auxiliar na lida de rebanhos
Publicidade
A jornada faz uso das metodologias ativas que possibilitam a construção de estratégias pedagógicas de educação financeira que sejam significativas para as crianças/estudantes. Por conseguinte, os objetos do conhecimento, as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos estudantes se baseiam no contexto escolar de cada aluno, para o desenvolvimento de atividades conectadas às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Os encontros pedagógicos formativos também acontecerão nos municípios, mediados por assessores pedagógicos credenciados, acompanhados pela analista do programa, Daniela Ruppenthal, pela assessora de Programas Sociais, Glaucia Cabral Moraes, e conta com o suporte da TransformaAÇÃO Consultoria e Assessoria, de Nêmora Backes.
Em Sinimbu, a adesão das escolas à educação financeira foi de 100%. As EMEFs Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Fátima, Guararapes, Carlos Boettcher Filho, Adolfo Boettcher, Padre José de Anchieta e Ipiranga estarão ao longo do ano envolvidas em formações e desenvolvimento de ações e atividades escolares a partir desse tema contemporâneo transversal.
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade