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Escolas estaduais debatem Direitos Humanos em sala de aula

A Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com Procuradoria Geral do Estado (PGE), iniciou a elaboração do Plano de Trabalho para a formação continuada sobre Educação e Direitos Humanos aos professores da rede estadual.

A iniciativa estabelece que as instituições de ensino desenvolvam atividades em sala de aula para tratar do assunto com os estudantes. Serão abordados os seguintes temas: sustentabilidade, criança e adolescente, raça e etnia, gestão e mediação de conflitos, justiça restaurativa, gênero e diversidade sexual, pessoas com deficiência, idosos, trabalho escravo contemporâneo, migrantes e xenofobia e intolerância religiosa. A previsão é de que as atividades iniciem em 30 dias.

Conforme a coordenadora do setor de Diversidade e Direitos Humanos da Seduc, Sônia Santos, a meta é organizar um trabalho em rede, divulgando a importância dos Direitos Humanos na elaboração de atividades pedagógicas. “Queremos organizar dinâmicas de formação com os nossos professores. A partir daí eles poderão desenvolver atividades que contribuam no debate com a comunidade escolar”, explicou.

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O coordenador Adjunto da Comissão de Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado, Jorge Terra, destaca a importância de trabalhar os temas de forma sistemática nas instituições de ensino. “A partir do momento que promovermos ações conjuntas, a sistematização das formações se torna muito mais efetiva”, afirmou. Uma reunião entre a Seduc e a PGE, na sexta-feira, 16, alinhou as primeiras ações. O Termo de Cooperação terá vigência até 31 de dezembro de 2018, com possibilidade de renovação mediante Termo Aditivo.

Cipave

Com o intuito de fazer uma aproximação com as escolas, o Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) irá trabalhar juntamente com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e com o Departamento Pedagógico da Seduc para a concretização das formações.

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Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

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