Estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas estaduais de Teutônia, Tancredo de Almeida Neves e Reynaldo Affonso Augustin, visitaram o aterro sanitário do município na manhã dessa quarta-feira, 8. As visitas foram guiadas pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilson Hollmann, e o vice-presidente da Cooperativa Regional de Catadores dos Vales Taquari e Rio Pardo (Cootralto), Francisco da Silva.
Os alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin visitaram o local, acompanhados da professora Ana Shirley de Oliveira Lima, e puderam conhecer de perto como funciona um aterro sanitário, além de vivenciarem a rotina de quem trabalha no local.
Já na manhã do dia 3, foi a vez dos estudantes dos 4º e 9º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, acompanhados das professoras Cecília Sostmeier e Daiane Wagner. Os alunos aprenderem sobre o funcionamento do aterro e a importância da separação e reciclagem do lixo. A primeira-dama, Jaqueline Musskopf, e o vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, também acompanharam a visita.
Ambos destacaram a importância do trabalho feito pelos associados da Cootralto e da reciclagem dos resíduos descartados.
As visitas de escolas ao aterro sanitário integram as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Conforme o titular da pasta, Gilson Hollmann, a educação é o principal meio para conscientizar as futuras gerações sobre o descarte correto de lixo. “Ao conhecerem o aterro sanitário e visualizarem as dificuldades aqui encontradas quando não há destinação correta do lixo, os alunos podem desenvolver essa consciência e estimular, inclusive, seus pais a mudarem seus hábitos”, aponto o secretário.
Publicidade
LEIA MAIS: Teutônia promove recolhimento de embalagens de agrotóxicos
Publicidade