Os resultados positivos de aprendizagem estiveram em destaque nas escolas que integram a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). Por apresentarem altas marcas de desenvolvimento no âmbito educacional, as instituições estaduais tiveram notas elevadas no Índice de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Iders) em 2022.
Um dos melhores desempenhos foi da Escola de Ensino Médio Vera Cruz, de Vera Cruz, que conquistou 5,5 de nota. Em Santa Cruz do Sul, as escolas Affonso Pedro Rabuske, de Linha Santa Cruz, e Ernesto Alves de Oliveira alcançaram 5,0 e 5,1, respectivamente. Venâncio Aires também entrou em evidência por meio da Escola Frida Reckziegel, que obteve 5,3. Ainda no Vale do Rio Pardo, a Escola Guia Lopes, de Candelária, recebeu 5,1.
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Segundo o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o resultado do Iders é calculado pela participação dos alunos na avaliação externa denominada Sistema de Avaliação da Educação do Rio Grande do Sul (Saers); os desempenhos em Língua Portuguesa e Matemática do Saers e o fluxo escolar do ano. O fluxo é analisado a partir da aprovação, reprovação e abandono escolar.
Moura salienta ainda que a participação nas avaliações externas é fundamental para os resultados. É necessário, no mínimo, 80% de presença na realização da avaliação para que os resultados sejam computados. Por exemplo, no caso da Escola Vera Cruz, a participação no Saers 2022 foi de 100% dos estudantes. Em relação ao Iders, a média da rede estadual ficou em 4,1, enquanto a da coordenadoria alcançou 4,3.
Moura fala sobre o sentimento de alegria da 6ª Coordenadoria pelo patamar alcançado. “As instituições estão se empenhando para que os resultados de aprendizagem aconteçam no ambiente escolar”, afirma. Além disso, durante o ano de 2023, as escolas trabalharam para recuperar as defasagens de aprendizagem dos alunos. “Foram dias de encontros, reuniões e estudos para operacionalização dos Estudos de Aprendizagem Contínua [Ecacs]”, ressalta.
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A Escola Vera Cruz foi um dos grandes destaques no Iders na abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação. O diretor Carlos Jardel Henn atribui a conquista ao comprometimento dos professores, funcionários e equipe diretiva que, segundo ele, estão em uma busca constante da melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos. Também destaca o envolvimento dos estudantes do Ensino Médio, que participaram das avaliações em 2022.
Henn cita ainda a contribuição da Secretaria da Educação, pela oferta de cursos e formações, e o incentivo da 6ª CRE, por meio de Luiz Ricardo Pinho de Moura, “para que organizemos e cobremos a participação e a dedicação dos estudantes com a educação e as avaliações externas”.
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Também faz menção às melhorias realizadas na infraestrutura da escola e às novas ideias implementadas em sala de aula, que propiciaram um maior envolvimento da comunidade escolar.
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Segundo a 6ª CRE, no início de janeiro a Secretaria Estadual da Educação orientou para 4,8 a meta do Iders do Ensino Médio para 2026. A decisão foi baseada na taxa de crescimento médio anual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) experimentada pela rede entre 2017 e 2019, com evolução anual de 5,4%.
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“O método que define as metas escolares tem como objetivo atribuir uma para cada escola, ou seja, um desafio individual que, ao final da trajetória do índice da rede estadual até 2026, irá contribuir para a redução da desigualdade do desenvolvimento educacional entre as escolas”, diz nota técnica da secretaria.
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