As escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Dom Pedro I, Cristino Goulart da Silva e Nossa Senhora de Fátima, de Venâncio Aires, foram contempladas nesta semana com a instalação de um filtro, como parte de um projeto para controlar o flúor na água de poços. O plano é uma iniciativa da Philip Morris Brasil e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O objetivo é melhorar a qualidade da água nas escolas da região.
LEIA TAMBÉM: Recuperação da ponte de Vila Arlindo está em fase final
As três escolas apresentaram níveis de flúor acima do estabelecido pela legislação, por isso, foram instalados os filtros. Inicialmente, cinco educandários participaram da pesquisa que avaliou os níveis de fluoreto. Além das três beneficiadas com filtros, a pesquisa envolveu a Emef Bento Gonçalves e a Escola Estadual Adelina Isabela Konzen. No entanto, estas apresentaram níveis de flúor dentro dos parâmetros aceitáveis.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Quantidade de flúor na água da região é três vezes maior que o limite admissível
O secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique, informou que o município envia água mineral em bombonas para as escolas onde há presença de componentes prejudiciais, com o objetivo de proteger a saúde dos alunos. Um dos membros da equipe e pesquisador do projeto, professor de Química da Unisc Adilson Ben da Costa, informou que o projeto vai funcionar em caráter experimental pelo período de três meses. “Inicialmente, vamos coletar amostras de 15 em 15 dias e posteriormente, de 30 em 30 dias, para que possamos fazer todas as análises químicas e microbiológicas”, ressalta Costa.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO RIO PARDO
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.