A proximidade do fim do ano letivo fez com que praticamente todos os professores do Vale do Rio Pardo ignorassem a greve proposta pelo Centro dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers). A ideia do sindicato era começar uma paralisação hoje e mantê-la até o término da votação do pacote de ajuste fiscal do governo do Estado na Assembleia. No entanto, todas as escolas da região seguirão o cronograma de atividades sem interrupções.
De acordo com o diretor do 18º Núcleo do Cpers, Renato Müller, esse movimento tem uma compreensão diferente dos anteriores e a baixa adesão, além de já ser esperada, não compromete a realização da greve. “Dessa vez, a aprovação da greve é uma estratégia de luta”, disse. Segundo ele, o fim do ano letivo torna a paralisação difícil; mesmo assim, aqueles que decidirem se engajar na causa terão respaldo legal.
Em Santa Cruz do Sul, todas as escolas atenderão os alunos normalmente. No entanto, alguns professores da Willy Carlos Fröhlich e da Luiz Dourado deverão participar do Ato Estadual Unificado previsto para hoje, em Porto Alegre. A manifestação é contra as medidas do governo estadual e também contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que trata do teto dos gastos públicos.
Publicidade
Müller destacou a importância de que cada escola mande pelo menos um representante do corpo docente. “Como é greve, não pode haver punição. Depois, se negocia”, observou. Para o ato desta terça-feira, o 18º núcleo está disponibilizando um ônibus, com 25% dos lugares reservados para pais e alunos, para que haja engajamento de toda a comunidade escolar. “São eles que mais precisam acompanhar a situação da educação pública. Precisamos reverter esse quadro dramático”, afirmou.
ESCOLAS
Santa Cruz do Sul
Publicidade
Willy Carlos Fröhlich – aula normal
Luiz Dourado – aula normal
Alfredo Kliemann – aula normal
Escola Santa Cruz – aula normal
Goiás – aula normal
Vera Cruz
Escola Vera Cruz – vai decidir na manhã de hoje
Paraguaçu – aula normal
Mesquita – aula normal
Publicidade
Rio Pardo
Fortaleza – aula normal
Barro Vermelho – aula normal
Ernesto Alves – aula normal
Venâncio Aires
Publicidade
Monte das Tabocas – decidiria após o fechamento desta edição
Cônego Albino Juchem – aula normal
Candelária
Guia Lopes – aula normal
Lepage – aula normal
Penedo – aula normal
Publicidade
Sinimbu
Frederico Kops – aula normal
Vale do Sol
Guilherme Fischer – aula normal
Afonso Martin Rohlfes – aula normal
This website uses cookies.