A Secretaria Estadual da Educação (Seduc/RS) destacou na tarde dessa terça-feira, 21, os projetos de maior relevância social participantes da I Mostra Científica 2023. Com a temática “Sustentabilidade e Tecnologia para Transformar”, o evento, realizado em Porto Alegre, teve por objetivo fortalecer o protagonismo estudantil por meio da criatividade e do empreendedorismo. Anterior a isso, foram organizados outros 30 eventos regionais, um em cada coordenadoria regional de educação, a fim de selecionar apenas um trabalho de cada nível para participar da grande mostra final.
Depois de analisar os 90 trabalhos expostos, a representante da Seduc/RS, Letícia Grigoletto, anunciou os destaques que conquistaram as medalhas de ouro, sendo dois deles da 6ª CRE: Projeto Bola na Rede, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrada Família, de Santa Cruz do Sul e o Projeto IncluiTech, da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz. “Os estudantes foram estimulados a buscar soluções para os problemas das escolas a partir da integração de diversas áreas do conhecimento, o que potencializa o protagonismo estudantil”, explicou o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Piquenique Literário movimenta Emef José Ferrugem
Publicidade
O coordenador regional ainda destacou a grande participação regional na mostra. “Estamos na 6ª edição na região, em um trabalho que teve início em 2015, idealizado pelo setor pedagógico. É uma oportunidade de salientar as potencialidades de cada escola e de contextualizar e compartilhar além dela”, destacou.
A Mostra Científica contempla estudantes de três categorias: Ensino Fundamental 1 (anos iniciais), Ensino Fundamental 2 (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos). Os alunos foram estimulados a buscar soluções para os problemas reais das escolas e das comunidades através da integração de diversas áreas do conhecimento: linguagem e suas tecnologias, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas.
Conforme a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, a Mostra Científica é uma grande oportunidade para que os estudantes mostrem o seu potencial: “Tivemos a presença de 90 equipes de alunos e professores de escolas estaduais de diversas regiões do Estado que totalizam cerca de 270 pessoas envolvidas. Este é um momento único onde florescem todo o talento, a criatividade, o pioneirismo e protagonismo de nossas crianças e jovens da Rede Estadual”, destaca.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.