Como forma de estimular o gosto pela literatura, a Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz realiza desde segunda-feira a 12ª Semana Literária. A iniciativa envolve cerca de 800 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio. Professores e funcionários também se mobilizam nas atividades. O evento segue até esta quinta-feira, 18, à noite.
A supervisora da escola, Daniela Donicht, de 48 anos, explica que a cada ano a Semana Literária adota um tema diferente. Nesta edição, os alunos precisaram fazer trabalhos sobre as obras literárias de mulheres, brasileiras ou estrangeiras. “Professores e alunos trabalham sobre as obras e transformam em reflexões, que acabam se tornando arte em forma de teatro, música, dança e outras exposições”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Gincana Cultural vai testar conhecimentos de estudantes sobre a imigração alemã
Publicidade
O objetivo, segundo Daniela, é possibilitar que os jovens se expressem e realizem atividades fora da sala de aula. Ela ressalta que o evento também promove a descoberta de habilidades entre os alunos, principalmente aqueles que não se mostram tão ativos nas atividades práticas do cotidiano. “É um dos momentos em que podemos ver os talentos. Queremos que eles sejam protagonistas dos seus conhecimentos”, afirmou.
A professora de Língua Portuguesa Daniela Torres, 39 anos, enalteceu a temática que remete à participação de mulheres na literatura. “É um ponto importante, até para podermos preservar as conquistas femininas, que são praticamente recentes”, destacou. Segundo ela, é preciso valorizar o papel da mulher enquanto protagonista, inclusive na produção de livros.
LEIA TAMBÉM: Programa Mulheres em Campo promove desenvolvimento rural em Vale do Sol
Publicidade
Os estudantes tiveram cerca de um mês para pesquisar e trabalhar em torno dos projetos que agora são apresentados para os demais colegas. O professor de Português e Literatura Lucas Niederauer, 36, contou que as turmas do primeiro ano do Ensino Médio desenvolveram uma linha temporal, destacando autoras de determinadas épocas, desde o período clássico até a contemporaneidade. “Trabalhamos muito a questão da oralidade, ritmos e declamações de poemas”, ressaltou.
Teoria e prática
Em seu último ano na Escola Vera Cruz, Amanda Luiza Mans, 17 anos, comentou que sua turma ficou encarregada de criar uma rádio para a Semana Literária. Três colegas foram as responsáveis pela apresentação no meio de comunicação, enfatizando a presença do público feminino na atividade. “Elas contaram um pouco sobre a vida e obras das autoras, ficou muito bacana”, salientou.
Amanda, que participou de diversas edições da Semana Literária, elogiou a iniciativa e frisou que o evento ficará marcado em sua memória mesmo após a conclusão do terceiro ano do Ensino Médio.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade