Visando trabalhar a educação ambiental, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Teófilo Teodoro Streck, de Novo Cabrais, desenvolveu junto aos seus alunos dois projetos ambientes. O primeiro, “Recriando o Ambiente Escolar”, consiste em sensibilizar os alunos para a importância da reutilização do lixo seco, evitando assim a poluição ambiental e desenvolvendo ações visando a construção e implantação de uma melhoria do ambiente escolar com preparação de canteiros, terreno e plantação de mudas.
Já o segundo projeto, “Horta Escolar: Produzindo Sabores e Saberes”, consiste em sensibilizar os alunos para a importância na complementação nutritiva da merenda oferecida pela escola, além de incrementar as refeições servidas, favorecendo as mudanças nos hábitos alimentares e a aproximação dos alunos com o meio, de forma ativa. “A ideia dos projetos surgiu a partir das preocupações em relação às questões ambientais e da vontade de tornar o ambiente escolar mais saudável, bonito e vivo, deixando assim boas referências às futuras gerações”, destacou a professora responsável pelo projeto, Aniela Andreza Schoenfeldt de Menezes. Aniela ainda relatou que esperava resultados positivos, mas tem se surpreendido a cada dia com o entusiasmo e a euforia dos alunos nas atividades realizadas.
Metodologia
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Os projetos consistiram numa série de métodos aplicados pelos alunos até chegarem ao seu final. Aulas expositivas sobre meio ambiente, montagem de painéis sobre flores, arrecadação de pneus, garrafas pet e paletes, pintura dos pneus, oficinas para transformação da garrafa pet em vaso suspenso, arrecadação de mudas de flores, criação da horta suspensa e a realização de um pedágio ecológico foram algumas das ações realizadas nos projetos.
“O trabalho realizado é brilhante porque foi concretizado de forma cooperativa, onde todos os segmentos se envolveram, principalmente professores e alunos”, ressaltou o diretor da Teófilo, Ezequiel Figueiredo Silva. “Ressalto a importância do trabalho interdisciplinar envolvendo todas as áreas do conhecimento, relacionando teoria e prática. Também enfatizo a satisfação em ver o brilho e a alegria estampada no olhar dos alunos e envolvidos nos projetos”, finalizou a supervisora da escola, Daiana Janine Müller de Franceschi. Os projetos seguem em curso durante todo o ano. O passo agora, segundo o diretor Ezequiel, é criar o projeto “Patrulha Ambiental”.
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