Categories: Regional

Escola técnica em Rio Pardo inicia atividades em fevereiro

Aos poucos, a ideia de a Cidade Histórica abrigar uma faculdade vai se tornando realidade. Por ora, os rio-pardenses podem começar a escolher um curso técnico para se especializar, pois o proprietário da Sociedade Educacional Guaporé, Rafael Rossetto, confirmou na tarde de ontem a implantação da Escola de Educação Profissional dos Vales, que vai contar, inicialmente, com dez cursos técnicos. Na entrevista coletiva no salão nobre da Prefeitura, ele informou que as inscrições iniciam no próximo mês e, as aulas, em fevereiro do ano que vem.

A escola técnica será instalada no prédio onde funcionava o Semináro Jesus Maria José, comprado por Rossetto em fevereiro. A Sociedade Educacional Guaporé será a mantenedora do centro profissionalizante, que oferecerá cursos técnicos em Transações Imobiliárias, Comércio, Mecânica, Estética, Enfermagem, Recursos Humanos, Agropecuária, Finanças, Informática e Segurança do Trabalho. Conforme o proprietário da mantenedora, foi realizada uma pesquisa na região para que fossem implantados cursos que possam contribuir com o desenvolvimento do município.

O número de vagas deve variar de acordo com o curso. No entanto, só serão iniciadas turmas que tiverem, no mínimo, 20 interessados. Os professores serão contratados no fim do ano. Serão recrutadas pessoas da cidade e da região que possuam graduação e especialização na área e especialização em educação. O valor dos cursos e as opções de bolsas e financiamentos ainda não foram divulgados. “O importante é que queremos oferecer educação de qualidade com preço acessível”, disse. As aulas acontecerão à noite. Segundo Rossetto, os cursos que precisarem de práticas durante o dia terão carga horária compensatória aos sábados.

Publicidade

Para ele, a escola técnica representa crescimento da cidade e novas oportunidades de emprego e de renda. “Queremos colocar Rio Pardo na rota do conhecimento e dar uma cara nova à cidade.” O próximo passo é a implantação de uma faculdade em Rio Pardo. Rossetto adiantou que cinco cursos já estão sendo avaliados pelo Ministério da Educação para serem implantados entre julho de 2017 e julho de 2018.


Rossetto: qualidade e preço
Foto: Bruno Pedry

Loteamento popular

Publicidade

A área onde funcionava o Seminário Jesus Maria José, no Bairro Boa Vista, além de ser destinada à Escola de Educação Profissional dos Vales e uma futura faculdade, dará lugar ao Loteamento Popular Seminário. As inscrições para os interessados em adquirir uma casa no complexo habitacional iniciaram na semana passada e seguem até 29 de setembro.

O cadastramento está sendo realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Estratégias de Saúde da Família (ESF) e centros comunitários dos bairros. Terão prioridade famílias residentes em área de risco, com mulheres responsáveis pela casa, que tenham algum integrante com deficiência comprovada e com menores de 18 anos.

O investimento do empresário Rafael Rossetto contará com 380 lotes, de 180 metros quadrados. Até o momento, todos os licenciamentos estão regularizados. Segundo Rossetto, a empresa vai entregar o terreno pronto – com acesso de ruas, água, energia elétrica e esgoto – e as escrituras. Já a negociação para a compra dos lotes será diretamente com a Prefeitura de Rio Pardo e o Sistema de Cooperativa de Crédito Crehnor.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.