A leitura e a escrita possuem grande importância no aprendizado e podem inspirar grandes avanços e realizações. Quando incentivadas, ganham poder. Se a leitura consegue ampliar horizontes e fazer surgir novos mundos, a escrita possibilita tudo isso e ainda um registro que represente sentimentos, desejos, descobertas daquele ou daqueles que o escrevem.
Neste sentido, um jornal escolar envolve alunos e professores de forma a fixar o que foi vivenciado no contexto da instituição de ensino, mas também explorando seu conhecimento sobre a sociedade em que vivem e os modos de comunicar.
Assim, o Jornal SC “A força do saber”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Carniel, de Sobradinho, foi impresso com registros sobre a história da escola e as atividades realizadas ao longo de 2022, como o Dia da Família, oficinas, projetos desenvolvidos em diferentes áreas do conhecimento, participação esportiva, Pedágio Solidário, entre outros.
Publicidade
A iniciativa surgiu com os professores Aline Tolotti Dahlke, Marivani Mioni, Tânia Bolfe e Marcelo Dagort, que oportunizam a oficina de rádio e jornal, auxiliando os alunos no processo de socialização, integração e oratória, além de desenvolvimento de outras habilidades. Os estudantes são os responsáveis pela escrita e edição das matérias veiculadas no jornal, e pela produção e locução dos programas de rádio.
Conforme a direção da escola, o Projeto de Rádio e Jornal busca salientar a importância dos meios de comunicação no ambiente escolar, por serem um meio de linguagem simples e conhecido por todos. O jornal escolar é também uma ferramenta pedagógica para o trabalho inter e transdisciplinar, sendo um espaço no qual se apresenta o debate de temas relacionados às experiências dos alunos e os conteúdos curriculares podem ser explorados, enriquecendo a participação dos alunos e contribuindo para uma escola conectada.
Segundo a diretora Jucelaine Bohrer, a iniciativa teve retorno positivo dos alunos e da comunidade escolar, devendo ter continuidade neste ano. “As crianças amaram, perderam o medo em se colocar, testaram a voz, buscaram corrigir o português, tiveram diversas ideias para entrevistas. A ideia é ter o programa de rádio quinzenal, pois até então foi realizado em atividades específicas. Já o jornal queremos manter anualmente e melhorar cada vez mais”, ressalta.
Publicidade
Ela lembra ainda que, para dar início às atividades, professores e alunos realizaram visitas à sede do jornal Gazeta da Serra, da Rádio Gazeta FM, Rádio Jacuí FM e Rádio Sobradinho AM.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade