Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cerro Alegre

Escola municipal Vidal de Negreiros é tema de documentário

Crédito: Isabel Corralo

Além de ocupar o segundo lugar no IDEB entre as escolas públicas de Santa Cruz do Sul, a Emef Vidal de Negreiros, situada no distrito de Cerro Alegre, agora vai contar para o país inteiro a sua experiência com a implantação do ensino em tempo integral na pré-escola. Uma produtora de vídeo, de Santa Catarina, esteve na escola rural esta semana para captar imagens e colher as entrevistas que vão compor um documentário, cuja duração será de cerca de 30 minutos, divididos em três programetes.

Além da Vidal, outras cinco escolas da região Sl do país – serão duas do Rio Grande do Sul, duas de Santa Catarina e duas do Paraná – também participam da iniciativa, que nasceu dentro do Programa Escola em Tempo Integral, do governo federal. Além de mostrar as instalações do educandário, o dia a dia das turmas, as brincadeiras, os momentos de aprendizagem, a hora das refeições e o descanso, o documentário também vai trazer depoimentos da direção e dos professores sobre os desafios para implantação da proposta, o envolvimento da comunidade, a preparação dos ambientes e também a fala dos próprios estudantes.

LEIA TAMBÉM: Sinimbu confirma realização da Exposin; saiba quando será a feira

As gravações foram acompanhadas também por integrantes da Universidade Federal da Fronteira Sul, que teve a iniciativa de produzir o documentário, e tiveram a participação testemunhal da subsecretária de Educação do município, a professora Juliana Breunig, que por nove anos integrou a direção da Vidal e não esconde o orgulho que sente pela instituição.

Publicidade

Para a implantação do tempo integral, ela explica que a escola passou por uma verdadeira revolução, que incluiu desde mudanças no currículo, a modificação de espaços físicos, estudos sobre a abordagem das pedagogias participativas que promovem a escuta e o protagonismo das crianças dentro de um ambiente seguro e acolhedor. “Acredito que essa ampliação do ensino, rompendo a lógica do contraturno, favorece as relações humanas, é menos tempo de telas e mais tempo convivendo, mais tempo aprendendo”, disse Juliana.

Para começar o que se conhece por sala de aula, na Vidal tem outro nome, se chama sala de referência. Além desses espaços, há outros que estimulam vivências, experiências e múltiplos aprendizados porque oferecem diferentes contextos, como o ambiente do grafismo, da construção, a Casa Vivá, o bosque, a estufa, salas ao ar livre e um amplo espaço conectado com a natureza. Ali tudo é diferente, foge do tradicional e foi pensado com um propósito. “Já podemos perceber a diferença: são alunos mais criativos, que conseguem se expressar com facilidade. Através do brincar, eles já ingressam no processo de alfabetização com um maior repertório”, observou ela.

Segundo Juliana, o olhar da Administração Municipal, que vem apoiando o ensino integral na instituição, faz toda a diferença para o êxito desta forma de ensino. “Superamos o problema da falta de professores e agora contamos com um suporte maior para as escolas, disse ela, lembrando que atualmente cinco instituições oferecem o ensino em tempo integral no município. São a Emef Menino Deus, no fundamental completo; a Emef Vidal de Negreiros, na pré-escola, a Emef Ferrugem e a Emef Bom Jesus, nas turmas do primeiro ano, e as Emeis Criança Feliz, Paraíso Infantil e Sonho de Criança, na pré-escola.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Linha Santa Cruz: um bairro que cresce e aparece

Iniciativa integra o Programa Escola em Tempo Integral

O documentário surgiu a partir de uma iniciativa da Universidade Federal da Fronteira Sul, uma das seis universidades parceiras do governo federal, estados e municípios na execução do Programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação. O objetivo desse programa é ampliar em até 50% as matrículas de tempo integral para atingir a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Um edital foi lançado no ano passado e seis escolas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foram selecionadas, dentro de um universo de 49 inscritas, para servirem como exemplo de experiências exitosas na região sul do país. No Estado, também uma escola de Campo Bom foi escolhida para participar.

Publicidade

A partir da contratação da produtora, a UQ Eventos, de Chapecó/SC, teve início a elaboração do roteiro, produção do documentário e as gravações. A direção é de Valdecir Duarte Júnior e o material, que também inclui um teaser de divulgação, deverá estar concluído até o final deste mês. O lançamento será em um encontro estadual para participantes do programa, no dia 6 de maio, no Park Hotel Morotin, em Santa Maria.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.