A chuvarada histórica de 28 de janeiro, que resultou em alagamentos em diversas áreas de Santa Cruz do Sul, ainda traz problemas à comunidade. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, no Bairro Ana Nery, um muro cedeu naquele dia e até hoje não foi reconstruído. Um dos pais indignados com a situação é Pedro Nascimento. Ele comenta que além da falta de segurança, o barranco que fica exposto apresenta riscos às crianças e jovens. “Não ficamos sossegados. Até agora ninguém fez nada”, lamenta.
O muro dividia uma praça do bairro com a quadra esportiva e a pracinha da escola. Conforme a diretora da instituição, Márcia Simon, a área está isolada para garantir a segurança. No local, foi colocada uma cerca, mas mesmo assim aconteceram furtos – foram levadas lâmpadas e um bebedouro. “Nossa conexão foi direto com a Secretaria de Educação, com o responsável técnico que sempre se mostrou solícito. A Prefeitura já tem o projeto pronto para esse muro, então o diálogo é bom, mas não há andamento”, diz a diretora.
LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEOS: chuva torrencial causa alagamentos em Santa Cruz
Publicidade
A presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola, Ana Paula dos Santos Faccin, comenta que a indignação é geral. “Os pais têm muito medo, em todos os sentidos – de alguém entrar na escola, de uma criança cair do barranco. Não está de uma forma adequada para que se possa usar. Achamos que as aulas voltariam já com o muro feito. É perigoso, diante de tudo que já vimos por aí. Não dá para arriscar”, salienta.
Outra questão é que a área que serviria para atividades ao ar livre, tão importantes nesse período de distanciamento social, não pode ser aproveitada, porque o espaço acabou ficando menor.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul se manifestou dizendo que será feita a contratação de uma empresa para a reconstrução do muro. Conforme a Administração, a previsão é que até o fim de agosto ela esteja contratada, com o início do serviço ainda no próximo mês.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Depois da chuva, famílias reparam os estragos em Santa Cruz do Sul