Em contagem regressiva para participar da 15ª edição do Festival Marista de Robótica, que será realizado no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre, dias 9 e 10 de novembro, a equipe Universitários da Robótica, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luiz Schroeder, estava eufórica na manhã dessa quarta-feira, 11.
Participando de uma mostra de trabalhos que ocorreu durante o Gauten Summit, a escola foi apadrinhada pelo Colégio Marista São Luiz e, devido ao desempenho nas atividades de robótica, acabou sendo convidada pela instituição a participar do festival. Na ocasião, Lukas Almeida Rocha, do 6º ano, pediu ao vereador Henrique Hermany (Progressistas) um tapete de competição, peça que possibilita a criação de cenários e de um ambiente mais adequado para programar robôs e interagir com eles em missões e desafios.
LEIA TAMBÉM: Crianças têm acesso gratuito ao Parque da Oktoberfest nesta quinta-feira
Publicidade
A Emef Luiz Schroeder, no Bairro Universitário, foi a primeira escola da rede municipal a receber o material. Nos próximos dias, será entregue também às demais escolas de ensino fundamental. Sem perder tempo, Lukas aproveitou para garantir a participação da equipe, formada por ele e mais sete colegas, na competição que vai reunir na capital mais de 2 mil estudantes de instituições públicas e privadas. “Prefeita, precisamos também de transporte e lanche”, pediu ele.
Desde o ano passado, telas e mesas interativas, chromebooks, notebooks e diversas plataformas vêm sendo introduzidas nas escolas municipais e o interesse pelas tecnologias aumentando nas salas de aula. Em agosto, a Secretaria Municipal de Educação (SEE) adquiriu e distribuiu 60 kits de robótica, do tipo Lego Spike Prime, entre as instituições de ensino fundamental. Antes dessa aquisição, os alunos já vinham participando de oficinas, mas com o uso de equipamentos emprestados.
LEIA TAMBÉM: Feriado para a criançada aproveitar a Oktober; confira a programação desta quinta
Publicidade
Para a prefeita Helena Hermany a escola pública precisa oferecer uma educação de excelência. “Hoje não se concebe mais uma sala de aula só com giz e quadro negro. A escola não pode ficar defasada, ao contrário, precisa estar à frente, ser protagonista”, disse ela. Já o líder do governo no Legislativo, vereador Henrique Hermany, afirmou que as escolas públicas municipais deram um salto de qualidade, o que configura um marco na educação em Santa Cruz do Sul. “Hoje muitas escolas particulares não têm o que as escolas do município têm. A Administração Municipal investiu R$ 40 milhões em tecnologias, é um grande programa de modernização da educação”.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.