Santa Cruz do Sul

Escola Luiz Schroeder ganha tapete de robótica

Em contagem regressiva para participar da 15ª edição do Festival Marista de Robótica, que será realizado no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre, dias 9 e 10 de novembro, a equipe Universitários da Robótica, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luiz Schroeder, estava eufórica na manhã dessa quarta-feira, 11.

Participando de uma mostra de trabalhos que ocorreu durante o Gauten Summit, a escola foi apadrinhada pelo Colégio Marista São Luiz e, devido ao desempenho nas atividades de robótica, acabou sendo convidada pela instituição a participar do festival. Na ocasião, Lukas Almeida Rocha, do 6º ano, pediu ao vereador Henrique Hermany (Progressistas) um tapete de competição, peça que possibilita a criação de cenários e de um ambiente mais adequado para programar robôs e interagir com eles em missões e desafios.

LEIA TAMBÉM: Crianças têm acesso gratuito ao Parque da Oktoberfest nesta quinta-feira

Publicidade

A Emef Luiz Schroeder, no Bairro Universitário, foi a primeira escola da rede municipal a receber o material. Nos próximos dias, será entregue também às demais escolas de ensino fundamental. Sem perder tempo, Lukas aproveitou para garantir a participação da equipe, formada por ele e mais sete colegas, na competição que vai reunir na capital mais de 2 mil estudantes de instituições públicas e privadas. “Prefeita, precisamos também de transporte e lanche”, pediu ele.

Desde o ano passado, telas e mesas interativas, chromebooks, notebooks e diversas plataformas vêm sendo introduzidas nas escolas municipais e o interesse pelas tecnologias aumentando nas salas de aula. Em agosto, a Secretaria Municipal de Educação (SEE) adquiriu e distribuiu 60 kits de robótica, do tipo Lego Spike Prime, entre as instituições de ensino fundamental. Antes dessa aquisição, os alunos já vinham participando de oficinas, mas com o uso de equipamentos emprestados.

LEIA TAMBÉM: Feriado para a criançada aproveitar a Oktober; confira a programação desta quinta

Publicidade

Para a prefeita Helena Hermany a escola pública precisa oferecer uma educação de excelência. “Hoje não se concebe mais uma sala de aula só com giz e quadro negro. A escola não pode ficar defasada, ao contrário, precisa estar à frente, ser protagonista”, disse ela. Já o líder do governo no Legislativo, vereador Henrique Hermany, afirmou que as escolas públicas municipais deram um salto de qualidade, o que configura um marco na educação em Santa Cruz do Sul. “Hoje muitas escolas particulares não têm o que as escolas do município têm. A Administração Municipal investiu R$ 40 milhões em tecnologias, é um grande programa de modernização da educação”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.