A Escola Estadual de Ensino Fundamental Lindolfo Silva vem motivando diariamente a leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos frequentam a Biblioteca Monteiro Lobato diariamente, com horário de leitura, escrita e de pesquisa, que incentiva a participação em concursos literários, onde muitos alunos e professores já obtiveram seus textos classificados no Concurso Valacir Cremonese e também selecionados no programa Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias.
A escola acredita que, desta forma, está inserindo as crianças no mundo da leitura significativa, proporcionando situações diversificadas na busca de sanar dificuldades encontradas no cotidiano escolar nas diversas áreas de conhecimento. Ela proporciona leituras diversas, estimulando a linguagem oral, conhecendo variados tipos de textos, aprimorando a escrita diversificada e refletindo sobre a linguagem para desenvolver a escrita através da prática de ler.
Desta forma, os alunos interpretam e compreendem o mundo em que vivemos, pensam coletivamente formas de conhecer e interpretar a realidade atual de onde estão inseridos. Como diz Marisa Lajolo, “lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas pode (nem costuma) encerrar-se nela”.
Publicidade
Conforme a diretora da escola, Marlete Da Cas Lindemann, com o avanço das novas tecnologias, fazendo parte da vida do dia a dia da sociedade, é preciso dar atenção especial para as crianças, e inserir o hábito da leitura na vida delas desde a infância. Paralelo a isso, a Escola Lindolfo Silva está com a campanha “Doe livros, revistas e gibis novos ou usados”.
This website uses cookies.