Escola José Mânica ainda aguarda construção de prédio

Ainda não há previsão para o início da reconstrução do prédio demolido em 2013 na Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica, no Bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul. Com a falta de infraestrutura, as aulas acontecem em salas modulares, feitas com gesso acartonado em contêineres, com validade de cinco anos. Na retomada das aulas presenciais, a precariedade enfrentada por alunos e educadores preocupa.

O Círculo de Pais e Mestres (CPM) ajuizou uma ação civil pública contra o Estado. O advogado Roberto Alexandre dos Santos acompanha o caso. O processo está nas mãos do Tribunal de Justiça do Estado desde o dia 18 de junho. Já no dia 28 de junho, o processo passou pelo desembargador Nelson Antonio Monteiro Pacheco, da 3ª Câmara Cível, e foi para vista do Ministério Público, que vai se manifestar até o próximo dia 23. Após, o processo voltará ao desembargador, quando o advogado poderá fazer novas manifestações.

LEIA TAMBÉM
Obra da Escola José Mânica segue sem previsão para o começo
Justiça determina que Estado inicie as obras na Escola José Mânica

Publicidade

A juíza Letícia Bernardes da Silva, da 3ª Vara Cível da Comarca de Santa Cruz do Sul, julgou procedente a ação civil pública do CPM da escola em 5 de abril. Desde então, o Estado tinha 90 dias para o início da obra, a contar do trânsito em julgado da sentença. “Por volta do dia 20 vou pedir a execução da sentença, que está em pleno vigor. Se depois houver um entendimento contrário do desembargador relator, será uma outra história”, explicou o advogado.

Conforme o diretor Vinícius Finger, as únicas novidades em relação à escola foram as visitas dos deputados estaduais Faisal Karam (PSDB) e Fábio Ostermann (Novo). “Não recebemos nenhuma indicação da Coordenadoria Regional de Educação ou da Secretaria Estadual da Educação se houve alguma alteração. A única informação que recebemos foi a apelação do Estado contra a decisão judicial que obrigava o início da construção. Ainda está em análise na Justiça”, comentou.

LEIA TAMBÉM: Orçamento do Estado prevê obra na Escola José Mânica em 2021

Publicidade

Solução encontrada após a demolição do prédio foi construir salas modulares, que apresentam desgastes
Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.