“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca”. A frase do escritor argentino Jorge Luis Borges ilustra a particularidade e importância que o universo dos livros é capaz de figurar na vida de muitas pessoas. A presença deles em nosso cotidiano adquire relevância tão grande para a leitura e a fala, mas consegue ir além, sendo capaz de nos transportar para outros mundos, de nos mostrar novas possibilidades e caminhos e ampliar o entendimento sobre o que nos cerca.
Pensando em reforçar o hábito da leitura em seus protagonistas, a Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese, de Lagoa Bonita do Sul, dá vida ao projeto Clube do Livro. Conforme a diretora do educandário, professora Diana Colombelli, o projeto foi idealizado pelas professoras da Área das Linguagens e surgiu da necessidade de despertar o gosto pela leitura nos estudantes e em toda a comunidade escolar.
Segundo a gestora, o projeto é de extrema importância, pois através da leitura diversas habilidades são desenvolvidas, havendo apoio de toda a equipe diretiva para sua realização. “Durante o ano serão desenvolvidas várias atividades, sempre visando despertar em todos o interesse pela leitura. A comunidade escolar será envolvida através de reuniões, comunicados e bilhetes, onde todos serão convidados a participar do Clube do Livro, por meio de um grupo de WhatsApp, criado com a finalidade de divulgar os livros que cada um está lendo, despertando a curiosidade, para que a cada dia mais membros se motivem a participar”, salienta.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Ler faz muito bem: o universo dos clubes de leitura
De acordo com a professora de Língua Inglesa e coordenadora do projeto, Catiéle Bonelli, o Clube do Livro surgiu em março deste ano, como uma ação pensada para melhorar a aprendizagem dos alunos, especialmente após o período de aulas remotas devido a pandemia. A inspiração, segundo ela, vem de um projeto chamado Escola da Ponte, que utiliza uma metodologia diferenciada, onde os estudantes fazem uma troca de salas ao longo do dia, escolhendo com autonomia de quais atividades participar. “Dentro disso, uma das ações é o Clube do Livro. A leitura não pode ser algo somente forçado, é necessário, primeiramente, o exemplo. Precisamos mostrar aos alunos o prazer que sentimos em ler e o quanto isso transforma. E também que os gostos literários podem ir mudando com o passar do tempo e as fases da vida. A leitura deve sempre seguir presente”, ressalta.
Segundo Catiéle, a presença dos aparelhos tecnológicos no cotidiano, especialmente dos adolescentes, tem sido mais para uso de redes sociais e jogos, e a leitura acaba ficando de lado, mesmo que esta também seja possível de ser realizada nestes equipamentos. “Foi então que a sugestão foi apresentada e muito acolhida pela direção e pelas minhas colegas das áreas de Linguagens, professoras Alexandra, Andressa e Jaqueline. Mas, a leitura se desenvolve em todas as áreas, então o projeto partilha-se entre toda a escola. O principal objetivo é semear o gosto pela leitura”, reforça.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Ler faz muito bem: o destino para além da Terra
Participam do Clube do Livro os alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, que possuem interesse na atividade, bem como os docentes, equipe diretiva, funcionários, supervisoras Aline e Maria Janice, e a bibliotecária e incentivadora da leitura, Lorena Rathke. No grupo do WhatsApp há troca de informações sobre as leituras realizadas. Mensalmente será promovida reunião, socializando leituras, mantendo o diálogo e espaço para sugestões abertas a todos os participantes. Também serão desenvolvidas ações paralelas, como marcadores de páginas que estão sendo confeccionados e distribuídos e painel com spoilers de livros afixado na Biblioteca.
A iniciativa está ainda nas redes sociais. O Instagram do projeto é @clubedolivro_jl. “Queremos que eles percebam no outro um incentivador da leitura, assim como queremos que nosso exemplo siga adiante”, frisa a professora Catiéle.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade