O pátio da Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz está movimentado nesta semana, com um grande número de alunos participando dos Jogos Interséries, que iniciaram na segunda-feira, 24, e se estendem até esta quinta, 27.
A escola tem 14 turmas no turno da manhã, oito turmas do ensino fundamental no turno da tarde, e nove turmas do ensino médio no período noturno. As atividades dos jogos foram concentradas na parte da manhã para facilitar a concentração de arbitragem, montagem de quadras e premiações. O pátio da escola tem quatro quadras, onde são disputadas as modalidades de vôlei, futsal, handebol, basquete e tênis de mesa para o ensino médio, e no fundamental as modalidades são handebol, futsal e voleibol.
LEIA TAMBÉM: Escolas estaduais da região avançam no Ideb
Publicidade
Com a retirada da obrigatoriedade da disciplina de educação física para os alunos dos anos finais do ensino médio através do Novo Ensino Médio, proposto em 2017 e implantado este ano, o diretor do educandário, Carlos Jardel Henn, comenta que momentos como esse ganham ainda mais importância. Além de proporcionar a atividade física aos estudantes, a ação é uma oportunidade de os alunos se desenvolverem através da interação em equipe.
“É muita movimentação, integração entre eles, entre as próprias turmas. As vezes é o momento de buscar aquele colega que não interagia e passa a interagir, aquele colega que era quietinho, descobrem que ele vai ser um bom goleiro, por que ele defende bem, exemplo. Isso acaba criando essa interação”, destaca Henn.
A aluna do segundo ano, Adreia Halmenschlager, de 16 anos, já havia disputado as modalidades de vôlei e handebol nesta quarta-feira pela manhã. Ela comenta que não foi fácil organizar o time, mas sua equipe acabou se dando bem nas disputas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Programa de Busca Ativa Escolar reduz os abalos da pandemia no Vale do Rio Pardo
“Foi difícil, mas fomos atrás de todo mundo para proveitar esses dias que a gente tem com os esportes. É muito bom, hoje a gente vê gente que nunca viu pelos corredores da escola e jogando junto, a gente acaba até fazendo novas amizades”, comenta Andreia.
A professora Luciana Becker é uma das organizadoras dos jogos, junto com a direção da escola. Para ela, o evento ganha um sentido especial após dois anos de pandemia, onde os estudantes tiveram atividades coletivas restritas.
Publicidade
“Está sendo uma volta após dois anos sem ter nada de jogos e atividades na escola. É bacana poder voltar a fazer os jogos no turno da manhã, que é o que mais alunos tem. Eles aproveitam o nosso pátio, que é muito bonito. O tempo está colaborando com dias bonitos e a galera está gostando. O retorno está muito bom, eles estavam precisando disso”. Além de Luciana, os professores de educação física Sandra Boettcher, Lorena Rech Janke e Ramiro Terres também participam da organização dos jogos.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.