Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SOBRADINHO

Escola Espírito Santo se prepara para a encenação da Via-Sacra no Bairro Medianeira

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

O Projeto Estação Medianeira, através da comunidade escolar da EMEB Espírito Santo, de Sobradinho, organiza os detalhes finais para encenar a Via-Sacra nesta Sexta-feira Santa. Há mais de uma década, o projeto tem emocionado fiéis que acompanham desde o primeiro momento em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, unidos em oração, seguindo com a procissão luminosa promovida pela Paróquia, em direção à Capela do Bairro Medianeira.

No caminho, o brilho das velas, a reflexão, as súplicas, os agradecimentos, o amor que se renova, e o silêncio, que abre espaço para as falas da encenação relembrando o caminho que Jesus percorreu carregando a cruz até o local da crucificação.

Saída da procissão luminosa em 2024

A origem da Via-Sacra, conforme artigo de Dom Eurico dos Santos Velosos, publicado pela CNBB, remonta ao século IV, quando os cristãos peregrinavam para Jerusalém e percorriam o trajeto da Paixão de Cristo. A partir do século XVII, essa prática se popularizou em todo o mundo, e hoje em dia muitas igrejas e comunidades cristãs realizam a Via-Sacra durante a Quaresma e a Semana Santa.

Publicidade

Através do Projeto Estação Medianeira, estimula-se a participação dos estudantes, que para além das cenas aprendem sobre o verdadeiro significado da Páscoa. São semanas de preparação e ensaios, conduzidos pelas professoras orientadoras, direção e também por representantes da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.

Encenação da Via-Sacra em 2024 | Foto: Nathana Redin

Neste ano, a procissão luminosa que ocorre nesta sexta-feira, 18 de abril, terá início às 19h, em frente à Igreja Matriz. A atividade é organizada pela EMEB Espírito Santo, Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Sobradinho.

Conforme a diretora do educandário, Karine Arnt, a apresentação é de suma importância para a comunidade escolar, e em especial para os alunos, já que, de acordo com ela, reforça valores importantes como a dedicação, o comprometimento e respeito ao que está sendo passado, e também estimula a criatividade e impulsiona talentos, enquanto os coloca em um papel de destaque na comunidade.
A produção da peça, segundo ela, é um momento de grande interação, desde a formação do elenco, ensaios, provas de vestuário e a participação de professores, funcionários e pais para cenas em que adultos sejam necessários, movimentando o ambiente escolar e valorizando esse momento com a participação de todos. A atividade tem à frente nesta edição as professoras coordenadoras Marelú Rachor Colombelli e Keli Buligon, além do assessoramento da direção e equipe escolar.

Publicidade

O espetáculo é vivenciado por aqueles que o interpretam e por aqueles que o acompanham. Neste sentido, sobre a questão de fidelidade à Via Crucis de Jesus, a escola teve conversas com o padre Fabrício Afonso Bervian, em busca de deixar a peça mais similar com os valores do texto, sendo, para a escola, algo que deve ser valorizado.

Em nome do educandário, a diretora convida a comunidade do município e região para participar, lembrando que levem suas velas para a procissão luminosa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CENTRO SERRA

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.