Alunos da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul, realizaram na noite dessa sexta-feira, 18, um desfile de moda no ginásio da instituição. As peças apresentadas ao público foram confeccionadas pelos estudantes durante as aulas a partir de materiais reciclados como papel, papelão, sacolas e copos plásticos, tecidos reutilizados, jornais e TNT. Mais de uma centena de trajes foram apresentados para a plateia, composta pela comunidade escolar e autoridades convidadas.
Batizado de Ernesto Alves Fashion Week, o evento recebeu uma estrutura de passarela, onde os modelos puderam desfilar e exibir as roupas ao público. As turmas envolvidas estavam presentes e aplaudiam cada vez que um novo aluno era chamado, como se integrassem uma torcida. A criatividade, tanto para definir os materiais a serem utilizados como o desenho dos trajes, chamou a atenção e evidenciou o talento e a aptidão dos adolescentes para a atividade.
LEIA TAMBÉM: Escolas vão receber 200 jogos educativos da Unisc
Publicidade
Conforme o professor Antônio Petry, responsável pelo projeto, o trabalho envolveu as turmas do segundo e terceiro ano do Ensino Médio que têm a disciplina de Artes. Ele explica que as primeiras etapas envolveram aulas sobre empreendedorismo e coleta de materiais recicláveis pelos alunos, professores, funcionários e seus familiares. “Quando começaram as aulas no início do ano eles criaram os croquis, ou seja, os desenhos do que eles gostariam de criar.” Ressalta ainda a preocupação com a preservação do meio ambiente, um tema cada vez mais relevante.
Com o planejamento estabelecido, os estudantes foram divididos em grupos e deram início aos trabalhos, que incluíram seleção dos modelos, obtenção das medidas e a costura das peças. “Eles quiseram demonstrar, por meio desses conceitos das roupas que fizeram, que é possível trabalhar com os materiais que são descartados”, salienta. O professor revela que a ideia é expandir o projeto para as turmas de outros níveis da instituição, com o propósito de aumentar cada vez mais a consciência da preservação do meio ambiente entre os alunos.
LEIA TAMBÉM: Inscrições para o Vestibular de Verão da Unisc terminam na próxima segunda-feira
Publicidade
Já a diretora Janaína Venzou destacou a proposta inovadora e o empenho das turmas participantes. “Eu gosto de desafiar os nossos estudantes, porque se isso não for feito, nós não conseguimos descobrir quais são os talentos deles.” Ela falou ainda sobre a importância de incentivar a criatividade, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a integração entre os colegas. “É mais um momento onde a escola está dando a oportunidade para que eles sejam os protagonistas de algumas ações, além de mostrar para a comunidade que eles têm um grande potencial, só precisam ser estimulados.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade