A Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul, conquistou três troféus nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). Os estudantes ficaram em primeiro lugar na categoria Juvenil Masculino no basquete e no vôlei, e em terceiro na categoria Juvenil Feminino no basquete.
No último domingo, 6 , uma carreata no caminhão de bombeiros foi realizada para celebrar os resultados no basquetebol. As competições da etapa final nessa modalidade ocorreram nos dias entre sexta, 4, e domingo, em Farroupilha, na Serra Gaúcha.
LEIA TAMBÉM: Alunos do Colégio Mauá vão disputar os Jogos Escolares Brasileiros
Publicidade
Segundo o professor de Educação Física e treinador de basquete da Ernesto Alves, Helmar Fernandes, o título no masculino foi alcançado com grandes apresentações e até com certa superioridade, pois a equipe tem como base atletas que jogam no Esporte Clube União Corinthians. “Foi até um pouco desparelho. No primeiro jogo, por exemplo, ganhamos de 89 a 9. A final foi 64 a 31. Não tivemos muitas dificuldades, porque nosso nível foi muito alto”, explicou.
Após quatro jogos, a escola levantou o troféu na final vencendo o time de Uruguaiana. O professor contou ainda que o terceiro lugar no feminino foi como comemorar o título. “Só tínhamos duas atletas que jogam basquete regularmente, as outras fui treinando no decorrer das competições para tentar jogar. E foi uma superação, a conquista das gurias foi mesmo na garra”, disse orgulhoso Helder, que teve o auxílio do também professor Matheus Kaufmann.
LEIA TAMBÉM: Regional vai definir os finalistas neste sábado
Publicidade
A conquista do torneio de vôlei também foi na base da superação. A competição ocorreu em Sarandi, de 21 a 23 de outubro. A equipe masculina juvenil do Ernesto Alves perdeu atletas por lesão ainda nos treinamentos, e mais um no primeiro dia de competição. A final foi de dois sets a um contra a escola Marechal Rondon, de Canoas. As dificuldades valorizaram ainda mais o resultado, segundo Helder.
“No vôlei, temos atletas que já trabalham no projeto Nosso Vôlei, do Colégio Mauá. O nível do torneio foi bastante competitivo e foi um feito enorme, pois nunca havíamos passado da fase regional.” Com as vitórias dos jogos, os times campeões estão classificados para disputar o torneio seletivo para a etapa nacional, ainda sem datas definidas.
LEIA TAMBÉM: Águia e Bom Jesus vencem na semifinal do Regional
Publicidade
A diretora da Escola Estadual Ernesto Alves, Janaína Venzon, enfatizou que os resultados alcançados nos Jergs são expressivos. Mais de 2 mil escolas em todo o Estado participaram da competição, que começou com fases municipais e regionais, até a fase final. “A Ernesto teve um grande destaque no Jergs. E nossa escola já tinha uma tradição no basquete. Houve uma parada devido à pandemia. É importante o governo dar aos professores a possibilidade de trabalhar projetos no contraturno onde eles possam viver o esporte”, declarou a diretora.
Além do basquete e do vôlei, a Ernesto Alves participou também no futsal e no atletismo, e possui dois estudantes classificados para a final da competição de xadrez, que ocorre de forma online. Os Jergs também têm disputa nas modalidades de bocha paralímpica, handebol, tênis de mesa, desafio de dança e futebol freestyle.
LEIA TAMBÉM: Inter ou Grêmio? Saiba quem vai enfrentar o Avenida em Santa Cruz no Gauchão
Publicidade
LEIA MAIS MATÉRIAS SOBRE ESPORTES
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.