Escola Ernesto Alves completa 66 anos e é homenageada em sessão especial

A Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira foi homenageada na noite desta segunda-feira, 28, pelos 66 anos de fundação, em sessão especial na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. A proposição foi do vereador Alberto João Heck (PT).

A Escola Ernesto Alves de Oliveira iniciou as atividades no dia 26 de março de 1956, sob direção de Oscar Jhacomeli Przbyslski e mais cinco professores, com 104 alunos matriculados. O decreto de criação foi publicado no Diário Oficial do Estado, de 7 de agosto de 1954, e denominava a Escola de Ginásio Estadual Ernesto Alves de Oliveira, depois para Colégio Estadual Ernesto Alves de Oliveira e, finalmente, para o nome que atualmente ostenta, conforme portaria publicada no Diário Oficial do dia 17 de abril de 2.000.

LEIA MAIS: Ernesto Alves inaugura salas de aula ao ar livre

Publicidade

A escola conta com um núcleo administrativo do qual fazem parte: direção, financeiro, secretaria e conselho escolar. Conta, também, com um núcleo pedagógico do qual fazem parte os serviços de orientação educacional, supervisão escolar e audiovisual. Na organização complementar da escola têm destaque biblioteca, portaria, merenda escolar, conservação e limpeza, e Círculo de Pais e Mestres (CPM).

Patrono

O patrono do Colégio é o riopardense Ernesto Alves de Oliveira, destacada personalidade no cenário político nacional, jornalista, advogado e deputado da Constituinte Nacional, nascido no dia 21 de outubro de 1861 e falecido a 15 de agosto de 1891, aos 29 anos.

A missão da escola é formar seres humanos que sejam sujeitos transformadores da sociedade em que estão inseridos, oportunizando o desenvolvimento intelectual, cognitivo e afetivo. E que sejam comprometidos com um projeto de vida que contemple a socialização, humanização e inclusão. Tem a visão de ser referência para todos sem diferenciação de natureza social, étnica ou cultural onde a democracia e a justiça sejam promotoras da liberdade e da qualidade de vida. Além disso, destaca como valores o senso crítico, a responsabilidade, a honestidade, a solidariedade, o comprometimento, a justiça, o respeito, a moral e a ética.

Publicidade

Nesse sentido, a Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira tem como filosofia formar um ser humano solidário, crítico, honesto, livre, participativo, competente, autônomo e democrático. Sujeito transformador da sociedade em que está inserido, comprometido com um projeto de vida que contemple saúde e ecologia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.