A Escola Municipal de Ensino Fundamental Emanuel, localizada no interior de Santa Cruz do Sul, busca maneiras de reduzir o impacto de suas atividades no meio ambiente. A partir da coordenação da professora de Ciências, Phamela Muller, e do instrutor de oficinas, Alex Finkler, a escola lançou um projeto de reciclagem de papel, com a participação de alunos do 3º ao 9º ano.
A ideia surgiu da observação do grande volume de papel limpo descartado na escola, como sobras de recortes e folhas de rascunho. Então, os professores iniciaram a reciclagem desse papel com os alunos participantes do projeto Conscientização Ambiental, que oferece oficinas no turno da tarde.
LEIA TAMBÉM: Processo seletivo selecionará mais de 50 profissionais na área da educação em Rio Pardo
Publicidade
O processo de reciclagem, segundo a professora, é simples. O papel recolhido fica de molho em água por dois dias e depois triturado no liquidificador. Em seguida, a massa obtida é diluída em água e transformada em folhas com o uso de uma tela fina, que são colocadas para secar.
Inicialmente, o papel reciclado foi usado para a produção de tags e etiquetas para os produtos comercializados na Festa da Família. O sucesso da iniciativa motivou a utilização do material na impressão dos boletins escolares.
LEIA TAMBÉM: Unisc projeta aumento no número de alunos em 2025
Publicidade
Durante a entrega dos pareceres do segundo trimestre, os pais foram informados sobre o processo de reciclagem e a diferença na textura do papel. “Eles receberam muito bem e parabenizaram a proposta”, ressalta Phamela.
O diretor da Escola Emanuel, Juliano Ottes, conta que nas oficinas os alunos também aprenderam sobre a importância das árvores e problemas causados pelo desmatamento. Segundo ele, isso motivou a pesquisa por parte deles. “O mais importante é o estudante participar do processo e ver o resultado”, comenta.
LEIA TAMBÉM: Nova regra que limita aumento do salário mínimo é sancionada; veja o que muda
Publicidade
Nesta primeira fase, os boletins dos alunos do 4º ao 9º ano foram impressos em papel reciclado. O próximo passo será ampliar e aprimorar a produção, permitindo a impressão de boletins para todas as turmas e expandindo o uso do material reciclado para outros documentos escolares.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.