Santa Cruz do Sul

Escola Dona Leopoldina envolve 287 alunos em gincana sobre educação ambiental

A tomada de consciência sobre os cuidados necessários para a preservação da natureza é o objetivo principal da gincana promovida pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dona Leopoldina, na Linha João Alves. “Reciclar: uma questão de consciência” é o nome da competição recreativa que começou no início de maio e tem suas atividades intensificadas nesta e na próxima semana, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Envolvendo os 287 alunos matriculados, divididos em sete equipes, a competição ajuda crianças e adolescentes a desenvolverem aptidões físicas e cognitivas, em provas que propõem a coleta de materiais recicláveis, confecção de cartazes, apresentações musicais, teatrais, de dança, poesia, entre outras dinâmicas relacionadas à conscientização ambiental.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul inicia Semana do Meio Ambiente

Publicidade

Em uma das tarefas realizadas nesta segunda-feira, 29, cada equipe escolheu um representante para se vestir de jornais, garrafas pet, caixas de leite, papelão, copos plásticos, caixas de ovos, entre outros materiais, e fazer um desfile no ginásio da escola. A dinâmica foi proposta para chamar a atenção sobre os resíduos que devem ser devidamente descartados na coleta seletiva para serem encaminhados à reciclagem. A próxima está programada para segunda-feira que vem, 5, quando as equipes deverão usar recicláveis para construir brinquedos que serão apresentados ao grande grupo.

Estudantes tiveram de se vestir com materiais recicláveis e desfilaram pelo ginásio da escola

Na finalização da gincana, prevista para 31 de outubro, os vencedores serão premiados com medalhas e uma visita à Emef Vidal de Negreiros, na localidade de Arroio do Couto, para conhecer a Casa Vivá – uma estrutura sustentável feita com chapas geométricas produzidas com caixinhas de leite.

LEIA TAMBÉM: Projeto Repensar Meio Ambiente vai às escolas a partir desta quinta-feira

Publicidade

De acordo com a vice-diretora Júlia Muradás, facilitadora e principal mediadora das atividades, a tradicional gincana em comemoração ao aniversário da Escola, que é realizada há 21 anos, foi reformulada neste ano e passou a ter uma dimensão maior, com mais provas distribuídas ao longo do ano. O intuito das tarefas pedagógicas é ensinar aos estudantes seus direitos e deveres com a sociedade, bem como estimular o espírito de equipe, a coordenação motora, a estratégia, a socialização e a criatividade.

A coordenação geral da competição é feita pela diretora Daniela Beatriz Henkes, pela vice Júlia Muradás, pela orientadora Denise Camargo e pela supervisora Samantha Santos Rosa, com apoio técnico dos professores Michele Kuhn Oliveira e Alisson Schorr Kochhann.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.