Tão logo se estabeleciam nas novas terras, os imigrantes alemães tinham como prioridade oferecer escolas para seus filhos, mesmo que de maneira informal. Em Santa Cruz, a primeira foi a Deutsche Schule (Escola Alemã), aberta em 1853 na Picada Velha (hoje Bairro Linha Santa Cruz). A segunda foi a Escola Doméstica de Alto São Martinho, instalada em 1899.
As famílias escolheram a senhora Luiza Dick para educar as crianças. O trabalho ocorria na sala da sua residência, daí o nome de Escola Doméstica. No ano seguinte, os pais construíram uma escolinha de madeira, ao lado da igreja. Luiza atendeu os pequenos por mais seis anos, quando passou a tarefa para os professores Jacob Eidt e Mathias Naue.
LEIA TAMBÉM: Memória: a luta e a conquista da Casa do Estudante Santa-cruzense em Porto Alegre
Publicidade
Na parte da manhã, compareciam as crianças de primeira e segunda séries e, à tarde, as de terceira e quarta. As condições de trabalho eram precárias, pois o prédio tinha apenas uma sala, com bancos de madeira. Não existiam cadernos e eles escreviam em lousa de ardósia com uma espécie de giz. Os estudantes tinham que prestar muita atenção e decorar os conteúdos, pois a pedra era apagada a cada nova lição.
A maior dificuldade veio com a Campanha de Nacionalização, no governo Vargas. Como o uso da língua alemã foi proibido e professores e alunos praticamente nada falavam em português, a escola fechou em 1940, assim permanecendo até o final da Segunda Guerra. As atividades foram retomadas em 1946 com o professor Pedro Butzke.
LEIA TAMBÉM: A tragédia com um ônibus que levava 38 santa-cruzenses para um casamento em Candelária
Publicidade
Naquele ano, o educandário passou a integrar a rede de ensino do município e, por sugestão do padre que atendia a localidade, recebeu o nome de Escola Municipal Cardeal Leme. Foi uma homenagem a dom Sebastião Leme (1882-1942), o segundo cardeal brasileiro. Indicado pelo papa Pio XI, em 1930, o religioso, nascido no interior de São Paulo, foi importante líder da Igreja Católica.
A Cardeal Leme hoje é destaque na rede pública, atendendo da Educação Infantil até o nono ano. Seu prédio de alvenaria é amplo, com setores bem organizados, incluindo ginásio de esportes.
Fonte: Arquivo da escola
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade