Educação

Escola de Venâncio Aires ensina técnicas de compostagem aos alunos

Mais da metade do que é produzido de resíduos nas casas é orgânico e pode retornar em forma de nutrientes para a terra. A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Venâncio Aires reforçou a importância das composteiras domésticas nas residências durante a Semana Nacional da Compostagem, que se encerrou nesse sábado, 13. A convite da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Narciso Mariante de Campos, em Linha Tangerinas, o secretário Nilson Lehmen e a fiscal ambiental Carin Gomes conduziram uma oficina de composteira.

O educandário do interior do município tem debatido o tema para um trabalho escolar. Durante a oficina, os profissionais ensinaram a fazer a montagem da estrutura de compostagem com a utilização de baldes, e a escola realizou a decoração dos materiais.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Projeto Repensar é lançado na Escola Ernesto Alves

Publicidade

As turmas de pré e de 2°, 3°, 4° e 5° anos participaram da atividade. Foram instaladas duas composteiras com minhocas – para a produção de biofertilizante – e uma pequena transparente, a qual permite a visualização de todo o processo de decomposição dos resíduos orgânicos pelos alunos.

Os estudos realizados na escola serão utilizados para o projeto minhocário “A mágica das Narcisetes: Transformando e Reciclando”, das turmas de 2° e 3° anos, sob a coordenação da professora Cláudia Luana Santiago Lenhart.

LEIA TAMBÉM: Aposentado coleta resíduos pelo bem do meio ambiente em Santa Cruz

Publicidade

“Essa é uma maneira educativa e lúdica de ensinar as nossas crianças a ter o cuidado com o meio ambiente. Com isso, elas também incentivam os pais a fazerem a compostagem em casa”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Nilson Lehmen. Venâncio Aires mantém o Programa de Compostagem Doméstica, que já beneficiou mais de 2 mil famílias nos últimos dois anos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.