Regional

Escola de Sinimbu premia alunos por gincana contra racismo

Na tarde desta sexta-feira, 25, estudantes de grupos que garantiram as três primeiras colocações vão receber prêmios pelo desempenho na Gincana AfroKops, realizada na Escola Estadual Frederico Kops, de Sinimbu. O projeto de gestão sobre Educação Antirracista visa combater o preconceito. Por meio da atividade, grupos de alunos do Ensino Médio trabalharam com tarefas sobre temas como ancestralidade, autoestima, empoderamento e lugar de fala.

Conforme Anelise Nonnenmacher, diretora da escola, o trabalho foi realizado para que os alunos promovessem, dentro do espaço escolar, oportunidades de exaltação da cultura e da luta afrodescendente. “Enxergamos o racismo na nossa escola e iniciamos este ano o trabalho de combate. A gincana nos permitiu trabalhar com nossos alunos temas muito importantes”, relata.

LEIA TAMBÉM: Vídeo do show em que Seu Jorge sofre racismo vaza nas redes

Publicidade

Apoio na gincana

O grupo Empoderadas, de Venâncio Aires, formado por professoras das redes de ensino municipal e estadual, foram convidadas pela Frederico Kops para ajudar na realização da gincana da escola, por conta da experiência com a temática. A partir do convite, as docentes realizaram reuniões com professores da instituição e iniciaram as atividades de maneira online. “A escola estava preocupada com a autodeclaração de seus alunos negros. A partir da realização das atividades, os estudantes vêm assumindo a sua identidade e levando conhecimento de sua cultura para seus colegas e professores. As Empoderadas estão felizes em fazer parte de toda essa construção”, destaca Silvana de Carvalho, professora integrante do grupo.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.