A banda instrumental composta por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rio Branco abriu uma tarde repleta de tradição na localidade de Saraiva, no interior de Santa Cruz do Sul. A atividade, habitual na Semana Farroupilha do educandário, desta vez uniu as culturas gaúcha e alemã em uma celebração marcante, com a presença dos pais.
Realizado nessa segunda-feira, 16, o evento destacou o bicentenário da imigração alemã no Brasil e reafirmou o orgulho da escola por suas raízes germânicas e gaúchas. A diretora Carine Beatriz Barbian, 44 anos, ressaltou que a programação incluiu uma série de atividades planejadas em conjunto com os professores, abrangendo desde a Educação Infantil até o 9º ano, reunindo 145 alunos de 5 a 15 anos.
LEIA TAMBÉM: Grupos de viagem já podem se cadastrar e garantir descontos na 39ª Oktoberfest
Publicidade
“Esse evento é uma forma de celebrar a rica diversidade cultural dos nossos alunos e mostrar para a comunidade o que realmente acontece dentro da escola. A integração das celebrações gaúchas com a comemoração do bicentenário foi uma ideia dos nossos educadores para destacar a nossa identidade cultural única”, afirmou a diretora.
A comunidade escolar pôde acompanhar músicas como as conhecidas Céu, Sol, Sul, Terra e Cor e Canto Alegretense. No entanto, um detalhe chamou a atenção: elas foram entoadas em língua alemã por alunos do 6º, 7º e 8º anos. A apresentação do grupo de danças germânicas e declamações também encantaram com sua energia e talento.
LEIA TAMBÉM: Ciclo de reuniões vai propor reflexão a respeito da família no Colégio São Luiz
Publicidade
Outro ponto alto foi o projeto Gaitaço, que envolveu a criação de cerca de 70 gaitas recicláveis pelos alunos do pré ao 5º ano. A apresentação foi acompanhada por um gaiteiro, o aluno da escola Igor Vogt, 13 anos, que tocou músicas tradicionais e animou o público. O grupo Heróis Farroupilhas fez a apresentação final com danças gaúchas, encerrando a programação.
Conforme Carine, o objetivo é mostrar aos pais o quanto a escola é ativa e engajada em projetos culturais e educativos. “Foi uma oportunidade de compartilhar o trabalho que realizamos aqui e de reforçar o vínculo entre a escola e a comunidade.”
LEIA TAMBÉM: Crianças da Copame vivem um dia na lida campeira no CTG Garrão de Potro
Publicidade
O evento da escola reforçou a importância de valorizar e celebrar as tradições culturais que fazem parte da identidade de Saraiva. Entre os estudantes que se apresentaram estava Maiara Luiza Scherner, de 13 anos. Ela está no 7º ano e, com seu traje de prenda, cantou uma música gaúcha em alemão.
“A gente treinou uma semana antes e, mesmo sabendo falar o dialeto alemão do nosso interior, tive que me dedicar para aprender a música nesse outro ritmo. Acredito que foi algo importante misturar essas duas culturas que são marcantes onde eu moro”, comentou a jovem.
LEIA TAMBÉM: Estudantes de Santa Cruz participam de competição de Cubo Mágico nesta terça-feira
Publicidade
Já na plateia, Geanine Grasel, de 38 anos, acompanhava a apresentação dos filhos Felipe, 14, e Otávio Grasel, 6. “Isso que foi feito aqui na escola é algo muito importante para a nossa comunidade, pois é uma forma de resgatar e valorizar as nossas tradições.”
Para a agente comunitária de saúde, acompanhar os filhos se apresentando é encantador. “Ver eles cantando em alemão é um resgate de quem somos, pois muitas pessoas do interior hoje em dia não entendem mais o idioma. É algo bem valioso.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.