Estudantes do Ensino Médio de nove escolas ligadas à 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) estiveram nessa sexta-feira, 8, na Universidade de Santa Cruz dos Sul (Unisc) para a etapa final de um projeto de incentivo ao empreendedorismo, desenvolvido nos educandários desde abril. Cerca de 80 alunos participaram da apresentação dos trabalhos do projeto E-Generation, uma ação que os incentivou a criarem soluções para problemas que fazem parte da realidade em seus municípios, por meio de iniciativas empreendedoras.
O projeto mais bem avaliado foi o dos alunos da Escola Estadual Pedro Nunes de Oliveira, de Pantano Grande, intitulado “Turistando Pantano”. Orientados pela professora Caroline Pinto Salgueiro, da disciplina de Língua Portuguesa, os estudantes Lucas Panatieri, João Fernando Seidel, Raquel Ilha, Gabriela Nascente e Emanuel Cardoso Rafo, com idades entre 16 e 18 anos, foram os grandes vencedores da premiação, que incluiu um aparelho celular, um curso de inglês da Unisc e um curso sobre empreendedorismo no Sebrae. A organização também foi parceira do projeto E-Generation, junto com a Unisc e a 6ª CRE.
A escola vencedora foi premiada com uma TV 65 polegadas. Também foram agraciados com os cursos do Sebrae e da Unisc os estudantes das escolas que ficaram em segundo e terceiro lugares: respectivamente a Escola Estadual Borges de Medeiros, de Encruzilhada do Sul, com o projeto “Coleta Consciente”, e a Escola Estadual Guilherme Fischer, de Vale do Sol, que apresentou o tema “Mediação e Sucessão agrícola”.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: E-generation: Unisc recebe apresentação de trabalhos nesta sexta-feira
Segundo o coordenador do projeto E-Generation, o professor da Unisc Erion Lara, a intenção foi estimular os alunos a buscarem a solução de problemas que fazem parte de suas realidades. “Eles foram instigados a promover um projeto empreendedor, seja em business ou social, olhando para sua comunidade para identificar o problema do seu entorno. E buscar uma solução”, explicou. “É muito importante para o jovem ter esses insights. É desse tipo de empreendedorismo que a gente precisa, que resolva os problemas da sociedade.”
O programa E-Generation nasceu a partir da parceria da Unisc com o Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre. A universidade recebeu o financiamento pela participação em edital que buscava projetos sobre educação empreendedora. O cônsul interino do Consulado-Geral em Porto Alegre, Jerome Fields, participou da premiação.
Publicidade
O estudante Lucas Panatieri, de 17 anos, foi um dos integrantes do grupo vencedor. Os alunos, que vieram de Pantano Grande para apresentar o projeto Turistando Pantano, buscaram incentivar a economia de seu município por intermédio do turismo. “Percebemos que nossa cidade, apesar de ter uma ótima localização e muitos lugares maravilhosos para serem visitados, não explora bem o turismo. Nossa forma de enfrentar o problema foi criar uma rota turística e, futuramente, a construção de um parque de passeio e de esportes de aventura em uma pedreira que está abandonada.”
Além da participação no evento, os estudantes das escolas da região tiveram um dia para conhecer o campus da Unisc. Após o premiação do projeto E-Generation, o reitor da universidade, Rafael Frederico Henn, anunciou que todos os projetos participantes do programa irão receber incentivo através de uma pré-incubação. A Unisc irá oferecer aporte teórico de capacitação para que as ideias propostas no programa sejam colocadas em prática. O professor Erion Lara anunciou ainda que a universidade já tem em vista a realização da segunda edição do programa em 2023.
Escola Estadual Wolfram Metzler, Venâncio Aires: “Meu corpo pós-pandemia”
Colégio Estadual Barro Vermelho, Rio Pardo: “Retenção das águas das chuvas no solo”
Escola Estadual Guilherme Fischer, Vale do Sol: “Mediação e Sucessão agrícola”
Escola Estadual Borges de Medeiros, Encruzilhada do Sul: ”Coleta Consciente”
Escola Estadual Benjamim Copetti, Sobradinho: “Projeto Esfera”
Escola Estadual Gastão Bragatti Lepage, Candelária: “Um abraço não custa nada! E aí, quer comprar?”
Escola Estadual Alfredo José Kliemann, Santa Cruz do Sul: “Uma proposta de informar a comunidade local sobre serviços de saúde pública nos bairros Senai e Bom Jesus”
Escola Estadual João Habekost, Rio Pardo: “Cultivando o futuro”
Escola Estadual Pedro Nunes de Oliveira, Pantano Grande: “Turistando Pantano”
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.