ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Escola de Gramado Xavier concorre ao Prêmio ANA 2023

Projeto tem o objetivo de recuperar quatro nascentes do município até 2024 | Foto: Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Moré, da localidade de Pinhal Novo, em Gramado Xavier, inscreveu o Projeto Herdeiros das Águas – recuperação de nascentes, no Prêmio ANA 2023: as melhores ideias para cuidar das águas e do saneamento básico no Brasil. O Herdeiros das Águas nasceu da parceria do Verde é Vida, programa de educação socioambiental e rural da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), com a escola que trabalha temas ambientais em sala de aula e em oficinas. Junto ao trabalho pedagógico, o Grupo Ambiental Camboatá, sob a coordenação da professora Eliane Jandrey, criou o viveiro florestal da escola para, além da produção de mudas de espécies nativas, ser um laboratório para aliar as aulas teóricas à prática.

LEIA TAMBÉM: Escola de Venâncio Aires ensina técnicas de compostagem aos alunos

Publicidade

O Projeto Herdeiros das Águas pretende recuperar quatro nascentes do município de Gramado Xavier até 2024. A primeira etapa ocorreu em 19 de outubro, com o plantio de 200 mudas de 15 espécies nativas na nascente do Arroio dos Francos, na localidade de Três Léguas, na propriedade de Nilson e Vera Jandrey e de Mara Rodrigues. As próximas duas nascentes encontram-se na propriedade de Lori Janes: do Arroio Lajeado Simões e do Arroio Palmeiras. A quarta nascente é a do Arroio Manjolo.

Publicidade

Em sua oitava edição, o Prêmio ANA tem o objetivo de reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e uso sustentável dos recursos hídricos, e para soluções voltadas à melhoria e ampliação dos serviços de saneamento básico, visando ao desenvolvimento sustentável.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Projeto Repensar é lançado na Escola Ernesto Alves

Publicidade

Realizado há 17 anos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, o Prêmio ANA é a mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil. Já contabilizou mais de 2,9 mil trabalhos inscritos e premiou 48 projetos, de todas as regiões do Brasil. Essas iniciativas destacaram por sua contribuição para o desenvolvimento do País a partir de boas práticas no cuidado de suas águas.

Publicidade

A comissão julgadora vai selecionar três iniciativas finalistas e a vencedora de cada uma das dez categorias. Os finalistas serão conhecidos no dia 19 de outubro deste ano. Já os vencedores serão anunciados durante solenidade de premiação prevista para novembro próximo, em data e local a serem definidos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta