O superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Juliano Colombo, esteve em Santa Cruz do Sul nesta sexta-feira, 3, para detalhar a construção de uma escola de ensino médio na cidade. O investimento faz parte da expansão do modelo inovador de educação do Sesi-RS, inspirado em práticas educativas de referência no exterior. Participaram membros do Conselho Consultivo do Sesi-RS, composto por representantes do setor industrial na região, e autoridades.
A primeira etapa do projeto é a definição do terreno onde será erguida a instituição de ensino. Serão mais de 4,3 mil metros quadrados de área construída, incluindo salas de aula, laboratórios, biblioteca, espaço maker para trabalhos com tecnologia, ginásio de esportes, além de outras estruturas. A previsão é de que a escola de ensino médio em tempo integral inicie a operação em 2026 com capacidade de atendimento de até 360 alunos.
LEIA MAIS: Santa Cruz será sede de uma das seis novas escolas do Sesi no Estado
Publicidade
“O Sesi-RS já tem uma rede de educação reconhecida pela excelência acadêmica e pela conexão direta com o mundo do trabalho. Com essa ampliação, estamos garantindo à comunidade de Santa Cruz do Sul o acesso a uma educação de nível internacional, que faz sentido aos jovens e que, consequentemente, contribui para o desenvolvimento da cidade e da região”, afirmou Juliano Colombo.
A construção da escola em Santa Cruz do Sul integra o programa A Indústria pela Educação, lançado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) no dia 25 de maio.
Quando em funcionamento, as unidades, somadas, deverão gerar 2,4 mil novas vagas para estudantes e 300 empregos diretos
Publicidade
A aplicação de R$ 300 milhões deve começar ainda em 2022, com o lançamento do Instituto de Formação de Professores, na Capital, e ser concluída no primeiro semestre de 2027. A previsão é de que as primeiras escolas a serem construídas entrem em operação em 2025. É o caso de Lajeado, no Vale do Taquari, onde as obras devem começar no início do ano que vem.
O público-alvo das instituições de ensino são filhos de trabalhadores da indústria, que poderão receber bolsas integrais e parciais, e da comunidade em geral.
LEIA MAIS: Sesi procura terreno para implantação de nova escola em Santa Cruz
Publicidade
A primeira escola de Ensino Médio do Sesi-RS começou a operar em 2014, em Pelotas. Hoje são mais quatro unidades: Sapucaia do Sul, Gravataí, Montenegro e São Leopoldo. A decisão de concentrar investimentos no Ensino Médio, por meio de um modelo diferenciado de educação, surgiu a partir da constatação de que era preciso mudar a forma de ensinar, já que a escola tradicional não está conseguindo formar jovens preparados para os desafios da sociedade no século 21, bem como para as mudanças no mundo do trabalho.
Com índices de evasão e de reprovação perto de zero e com resultados de destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as Escolas do Sesi-RS já receberam mais de cem premiações em eventos científicos no Brasil e no Exterior, além do reconhecimento do Ministério da Educação como uma das instituições mais inovadoras do país.
LEIA TAMBÉM: Inscrições para o Encceja 2022 terminam neste sábado
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.