Categories: Regional

Escola busca conscientizar sobre a dengue

O combate à proliferação do mosquito da dengue ganhou uma equipe de peso ao longo desta semana em Santa Cruz. No Bairro Belvedere, os 119 estudantes da pré-escola ao 9º ano da Escola Municipal Frederico Assmann decidiram ir além dos limites das salas de aula para conscientizar a população. A ideia, aliás, surgiu depois que o grupo recebeu orientações de professores e da direção sobre a doença, que tem preocupado autoridades no município.

Ao longo dessa sexta-feira, a comunidade escolar foi convidada a desenvolver uma série de ações. Divididos em grupos, os alunos visitaram moradores nas proximidades da instituição e entregaram cartilhas informativas, além de frases elaboradas na escola. Ao mesmo tempo, verificaram alguns pátios de residências com o intuito de extinguir possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Antes disso, na quarta-feira, o 6º e o 7º ano apresentaram um teatro de fantoches. Por meio da encenação, os jovens falaram sobre cuidados preventivos, sintomas da doença e recomendações sobre o que fazer diante do surgimento de algum indício.

Publicidade

Até os pequenos da pré-escola engajaram-se na causa, com a realização de um teatro sobre a preservação do ambiente. Conforme a vice-diretora Teresinha Arlete Moraes, as ações são importantes, pois fazem com que todos percebam que a situação vivida em Santa Cruz, onde há surto de dengue, não está correta. “Sem falar que também é importante para a saúde deles e ainda ajuda a evitar a leptospirose”, frisou.

Mais um caso

Mais um caso de dengue foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde nessa sexta-feira. De acordo com a pasta, a paciente é uma criança, moradora do Bairro Santo Inácio e que estuda em uma creche particular. O secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, afirmou que foram enviados ofícios, nessa sexta, a escolas da rede privada para reforçar a necessidade de cuidado com os alunos, diante do surto de dengue no município.

Publicidade

Na quarta-feira, escolas públicas começaram a receber repelentes a fim de combater o mosquito transmissor. Conforme Régis, o caso mais recente foi confirmado apenas por laboratório particular e depende ainda da análise do Laboratório Central do Estado (Lacen) para ser reconhecido. Fora esse paciente, outros 13 tiveram a doença diagnosticada pelo Lacen. Há, pelo menos, 55 notificações de dengue no município.

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.