A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires lotou para receber duplas de alunos de nove escolas municipais, participantes da primeira edição do projeto Palco do Saber no município. A final, disputada na manhã desta quinta-feira, 21, encerrou a disputa dos alunos do Ensino Fundamental, que responderam a 16 questões de linguagens, ciências da natureza, ciências sociais e matemática. Para linguagem e ciências naturais e sociais, 30 segundos separaram as duplas da resposta correta. Para matemática, o tempo de resposta foi de 40 segundos para cada pergunta.
O terceiro lugar ficou com a dupla da escola Professora Odila Rosa Scherer, dos alunos Lucas Kumm e Maria Eduarda Knewitz, somando nove acertos na rodada de 16 perguntas. O sorteio de quatro questões extras definiu o pódio. Em primeiro lugar, a dupla Vitor Schulz e Ketilyn Azeredo, da escola Benno Breunig. Em segundo lugar ficaram os alunos Jeferson Rodrigo de Matos e Luiz Henrique Hoffmann, da escola Otto Gustavo Daniel Brands.
Além dos troféus e certificados, os vencedores levaram para casa os prêmios do Palco do Saber. A dupla que garantiu o primeiro lugar ganhou um notebook para cada um dos participantes. A escola deles ficou com um computador e a professora ganhou um tablet. Os segundos colocados ganharam um smartphone cada e a dupla que chegou em terceiro lugar levou um tablet para cada membro.
Publicidade
LEIA MAIS: Câmara presta homenagem ao Palco do Saber
Para o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), o esforço precisa ser destacado sempre, para que os sonhos tenham potencial de serem alcançados. “Isto a gente vê aqui. A proposta do Palco do Saber coloca esta vivência de desafio, que fica marcada na vida destes alunos”, classifica. Segundo o chefe do Executivo, o investimento em educação faz parte do desenvolvimento do município. “Este é o primeiro passo de uma parceria que se consolida aqui.”
O Projeto Palco do Saber é uma iniciativa da Fundação Gazeta, com o apoio da Unisc. A promoção é da Rádio Gazeta, com suporte pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires e do programa Unisc Escolas. A realização é da Gazeta Grupo de Comunicações e da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires.
Publicidade
Missão de transformar as comunidades
Segundo o diretor-executivo da Gazeta Grupo de Comunicações, Jones Alei da Silva, a visão do grupo é atuar junto às comunidades onde a Gazeta está inserida, para poder melhorar a vida das pessoas, transformando o mundo em um lugar melhor.
Neste sentido, por meio do projeto Palco do Saber, que em Santa Cruz do Sul completou a sexta edição em 2019, o diretor acredita que o papel social da Gazeta é cumprido com a disputa que valoriza o conhecimento. “Só a educação é capaz de nos colocar todos na mesma condição. O que define o vencedor, neste caso, é o esforço e o mérito individual. No entanto, nós acreditamos que a educação é o caminho”, destaca.
Para o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Santa Cruz (Unisc), Angelo Hoff, o Palco do Saber pode ser comparado a um “show”, que tem por missão ajudar a educar. “Esta é a forma lúdica de aplicar as questões do conteúdo de sala de aula, no nosso dia a dia. Eu tenho certeza de que isto inspira o professor a fazer diferente, e isto é um exercício permanente em nossa formação”, avalia.
Publicidade
Segundo Hoff, participar do Palco do Saber ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional, que é a capacidade de resolver questões e situações de forma rápida, sem perder o foco na resposta nem se deixar abalar pela pressão do tempo. “Este já é um projeto consolidado em Santa Cruz, que agora começa a ser ampliado para outras cidades, como é o caso de Venâncio Aires.”
LEIA MAIS
– Ernesto Alves vence o Palco do Saber na etapa ensino médio
– Manuela e Ana Luiza são as campeãs do Palco do Saber
Parceria que deve ser continuada
Publicidade
A secretária municipal de Educação de Venâncio Aires, Joice Battisti Gassen, avalia como positiva a primeira edição do Palco do Saber no município. “Foi um trabalho colaborativo, nossos professores avaliaram as questões do banco de perguntas do projeto. Por isso, estivemos envolvidos e colaborando com a atividade.”
Sobre o teste às duplas, que precisam ser rápidas para responder às questões, a secretária explica que a própria Base Nacional Curricular (BNC) determina que os professores desenvolvam o controle e as competências emocionais de seus alunos. “O ensino não é só no campo cognitivo, é também socioemociolal, e o Palco do Saber ajuda nesta tarefa.”
Conforme a secretária, a intenção da pasta e da própria prefeitura de Venâncio Aires é dar continuidade ao projeto, em parceria com a Gazeta Grupo de Comunicações, para o ano de 2020. “Se tudo correr como estamos planejando, continuaremos com a parceria, para a realização do Palco do Saber no próximo ano.”
Publicidade
This website uses cookies.