Na noite dessa segunda-feira, 24, Jaqueline Sebastiana Bender seguiu, animada, a Florianópolis. Lá, entre esta terça, 25, e a próxima sexta-feira, 28, ela participa do 12º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão (Brasilianischer Deutschlehrerkongress), no Centro de Cultura e Eventos e no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Essa é a primeira vez que o grupo Auf gut Deutsch, escola na qual é diretora, vai integrar a equipe que ministrará workshops e oficinas. “Para nós é como uma recompensa por todo o trabalho realizado até o momento”, afirma.
Além dela, outros três professores da instituição irão participar das atividades. No total, o congresso, promovido pela Associação Brasileira de Professores de Alemão (Abrapa), deve reunir 450 pessoas. “Esse será o primeiro encontro pós-pandemia. Já participei outras vezes como espectadora. Sinto-me lisonjeada por ter sido convidada a integrar o time de palestrantes”, conta Jaqueline.
LEIA TAMBÉM: Região faz homenagens e enaltece os antepassados em festas nesta terça-feira
Publicidade
Para o momento, nesta quinta-feira, 27, a professora deve utilizar técnicas aprendidas na Alemanha, quando realizou curso de especialização. “Os participantes também poderão aplicar esses novos conhecimentos e técnicas em suas escolas. Precisamos compartilhar histórias de sucesso e de vitória construídas a partir da língua alemã. O idioma não pode perder o seu valor.” Mais informações podem ser consultadas no site https://abrapa.org.br/congresso2023/, em alemão.
Com o tema Neue Wege wagen und hinterfragen (Ousar abrir novos caminhos e questioná-los), o 12º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão tem como proposta a troca de experiências entre professores de língua alemã de todo o País e palestrantes convidados. A ideia é buscar novas técnicas e metodologias para aplicar na sala de aula e reforçar o ensino do idioma. As palestras principais serão com os professores Michael Schart (Universidade de Jena – Alemanha), Miriam Weidl (Universidade de Helsinki e Universidade de Viena) e Dörthe Uphoff (Universidade de São Paulo). Haverá ainda outros encontros, sessões coordenadas, minicursos e programação cultural.
LEIA TAMBÉM: Colono e motorista: das raízes firmes do passado vem a energia para o futuro
Publicidade
A Auf gut Deutsch irá promover o workshop “Deutsch für Senioren*innen – das Lernen durch Vorwissen und Emotionen” (Alemão para idosos – aprender por meio do conhecimento prévio e das emoções). Nele serão oferecidas estratégias e métodos com estações de aprendizagem que tornam o ensino mais comunicativo, interessante e dinâmico.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.