ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Escola Affonso Rabuske celebra 171 anos; conheça a história do educandário

Encontro realizado na sexta-feira contou com relatos de ex-alunos, apresentações musicais e confraternização com a comunidade

A comunidade de Linha Santa Cruz do Sul marcou presença na celebração dos 171 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Pedro Rabuske. A festividade ocorreu na noite dessa sexta-feira e contou com a presença de alunos, professores e ex-diretores.

Os convidados foram recepcionados com uma exposição de fotos e um resgate histórico dos principais eventos da instituição. Mobilizando os 340 alunos, foram elaborados diversos trabalhos, incluindo maquetes, mostra de desenhos artísticos das casas de origem alemã e retratos com figuras históricas da Alemanha com contribuições importantes à cultura (incluindo Mozart, Hannah Arendt, Irmãos Grimm e Anne Frank, entre outros).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Estudantes da Emef José Bonifácio apresentam projeto sobre a barragem de Vera Cruz

Publicidade

Outro destaque foi a apresentação de um vídeo com depoimentos de ex-alunos. Entre eles, o presidente da Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã de Santa Cruz do Sul, Paulo Trinks, que compartilhou histórias da época em que estudava no local. Os relatos nostálgicos animaram a plateia, que se emocionou e riu ao ouvir histórias engraçadas.

Após as apresentações, incluindo a participação da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, o público participou da degustação de cucas, produzidas pela ex-aluna Iraci Paulus. Além disso, cada família recebeu de presente bolachas feitas com a receita de imigrantes alemães, finalizando com o bolo de aniversário da escola.

Saiba mais

Publicidade

A história da Escola Affonso Rabuske começa em 1835, no berço da colonização alemã na região, Linha Santa Cruz (anteriormente denominada Alte Pikade, ou Picada Velha). Foi nesta época que a colônia recebeu o primeiro professor, Erdmann Georg Richard Ernst Wolfram, numa escola particular e comunitária. O professor Affonso Rabuske lecionou de 1922 até 1963, se destacando como uma referência na educação. A partir de 1990 o educandário recebeu seu nome. Década após década, a instituição foi evoluindo à medida que a comunidade de Linha Santa crescia e se desenvolvia. Assim, em 2019, começou a atender estudantes do Ensino Médio.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE EDUCAÇÃO

Publicidade

© 2021 Gazeta