Geral

Escandinávia enfrenta temperatura de -40 graus, frio mais intenso dos últimos 25 anos

A Europa teve fenômenos climáticos contrastantes nessa quarta-feira, 3, com frio extremo e tempestades de neve nos países nórdicos e ventos fortes e chuvas no oeste do continente. Na Escandinávia, escolas e estradas foram fechadas por causa da neve. No Reino Unido, pelo menos uma pessoa morreu em decorrência das chuvas.

As temperaturas caíram abaixo de 40 graus negativos na região nórdica pelo segundo dia consecutivo. Em Kvikkjokk-Årrenjarka, na Lapônia sueca, o termômetro registrou -43,6 graus, a temperatura mais baixa na Suécia em 25 anos, de acordo com a agência de notícias sueca TT.

LEIA TAMBÉM: Como economizar energia elétrica em dias quentes? Confira algumas dicas

Publicidade

Temperaturas extremamente baixas, neve e ventos fortes interromperam o transporte em toda a região nórdica, com várias pontes fechadas e alguns serviços de trem e balsa suspensos. Várias escolas na Escandinávia foram fechadas.

Condições amenas, mas úmidas e ventosas prevaleceram mais ao sul, onde uma tempestade causou estragos em partes da Europa Ocidental. No Reino Unido, um motorista morreu depois que uma árvore caiu sobre seu carro no oeste da Inglaterra. A polícia de Gloucestershire disse que o homem morreu no incidente perto da cidade de Kemble na tarde de terça-feira, 2. A tempestade causou cortes de energia, problemas de transporte, danos materiais e interrupções em todo o país.

RELEMBRE: Santa Cruz registra a menor temperatura do ano

Publicidade

Mais de 300 alertas de inundação estavam em vigor em toda a Inglaterra e País de Gales nesSa quarta-feira, enquanto 10 mil casas permaneciam sem energia. Um alerta severo de inundação, que significa perigo de vida, foi anunciado para o Rio Nene, em Northampton, no centro da Inglaterra. Vários moradores foram retirados de casas-barco e caravanas no vizinho Billing Aquadrome.

A rede ferroviária do Reino Unido foi atingida por inundações e cortes de energia, com muitos operadores relatando problemas contínuos para o deslocamento para o trabalho. As ventanias mais fortes no Reino Unido foram registrados na Ilha de Wight, ao largo da costa no sul da Inglaterra, onde a velocidade do vento chegou a 151 quilômetros por hora.

LEIA TAMBÉM: Cuidados com a pele: o que fazer nos dias mais frios?

Publicidade

Na Holanda, a polícia de Eindhoven disse que ventos fortes podem ter causado a morte de um homem de 75 anos que caiu da bicicleta nessa terça-feira, 2, quando ventos fortes castigaram grande parte do país.

A autoridade hídrica disse que uma pequena seção de um dique que regula os níveis de água foi arrastada na tarde dessa quarta-feira. A água corria para o Rio Maas, já cheio, perto da cidade de Maastricht. Os proprietários de várias casas-barco estavam sendo retirados por precaução.

RELEMBRE: Vale do Rio Pardo registra a menor temperatura do ano

Publicidade

Na França, as chuvas começaram a atingir as regiões norte de Pas-de-Calais e Nord no domingo, 31, o que forçou a retirada de cerca de 200 pessoas e derrubou a energia de 10 mil famílias, de acordo com as autoridades locais. As estradas da cidade de Blendecques se transformaram em cursos d’água, e as autoridades alertaram os moradores das áreas sob a possibilidade de inundação nessa quarta-feira.

Centenas de equipes de emergência de toda a França se mobilizaram para resgatar pessoas de casas inundadas e estradas limpas, e reforços de pessoal e equipamentos foram enviados da República Tcheca, Eslováquia e Holanda. Bombas poderosas foram levadas para desviar até 60 mil metros cúbicos de água das cidades mais atingidas em direção ao Canal da Mancha e níveis mais baixos de água ao redor do delta do Rio Aa, disse a prefeitura regional em um comunicado.

LEIA TAMBÉM: Existe relação direta entre inverno e doenças cardiovasculares? Médico explica

Publicidade

O serviço meteorológico nacional manteve alertas de inundações e ventos nesta quinta-feira, 4, para várias regiões do norte da França e fronteiras com Bélgica, Luxemburgo e Alemanha, com previsão de mais chuvas e ventos de até 100 quilômetros por hora. Partes da Alemanha também estavam lidando com inundações, que podem ser agravadas por mais chuvas no estado mais afetado do noroeste da Baixa Saxônia.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.