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ERS-400: a história da “carochinha” se repete

Harry Houdini, o maior ilusionista que já pisou na terra, conseguiu se livrar de correntes, de camisas de força e outros itens que, caso não se soubesse que era mágica, lhe matariam num instante. Fosse ele vivo, poderíamos lhe propor um desafio: passar pela ERS-400, no trecho entre Sobradinho e Pitingal/Passa Sete, sem cair em alguma cratera da rodovia.  Será que ele, o grande Houdini, conseguiria? Essa fábula chamada ERS-400 é uma verdadeira caixinha de surpresas, quase todas frustrantes.

As promessas se acumulam há anos e nada é feito de concreto. Nem neste trecho funesto, muito menos nos acessos que inúmeras vezes foram prometidos, como por exemplo entre Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete, Tunas, Lagoão… E por aí vai, as ações são efetivas. Vez por outra, para enganar os “bobos”, algumas máquinas aparecem repentinamente e desaparecem na mesma velocidade, igual ao mágico Houdini.  

O Secretário dos transportes do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen, ainda em 2015, garantiu que as obras de recuperação da ERS-400, iriam iniciar em janeiro desse ano. A promessa foi feita para prefeitos da região e ao deputado Adolfo Brito, no dia 28 de dezembro. Em matéria publicada no dia 8 de janeiro, na Gazeta da Serra, o secretário disse: “Finalmente está sendo equacionada já tendo sido afastada a Empresa Arcol, vencedora da licitação, que não teve estrutura para tocar a obra”.

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Westphalen garantiu ao parlamentar que a segunda colocada, a empresa Giovanella, estava com férias de pessoal, mas ainda em janeiro, estará se instalando para efetuar a recuperação estrutural das duas rodovias. Devido à precariedade das rodovias, o deputado Brito denunciou o descaso do Estado ao Ministério Público de Contas. Westphalen também disse que o trecho não está mais com a Arcol, o Daer fará um trabalho com asfalto para garantir tráfego melhor até a chegada da Giovanella ainda em janeiro, mas nenhuma obra foi realizada até o momento.

Membros da Associação dos Caminhoneiros do Centro Serra realizaram, no dia 29 de dezembro, uma operação na ERS-400. Foram colocados 100 metros cúbicos de pó de brita na rodovia para amenizar os danos causados em veículos e caminhões que precisam passar pela via.

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