Com 26 anos de atuação no segmento imobiliário de Santa Cruz do Sul, a Karnopp Imóveis tornou-se uma das principais referências do setor na região central do Estado. Ao lado de um time especializado está o empresário Erikson Karnopp, convidado do projeto Um Café com a Gazeta.
Aos 53 anos, é natural de Blumenau, mas cresceu em Santa Cruz, assim como Os irmãos Edimilson e Everson. Casado com Susana Unfer, é pai de Bruna e Léo. Na imobiliária são seis sócios, e Erikson frisa que o mercado está muito aquecido neste período de pandemia, e tende a seguir em ritmo intenso de negócios e projetos ao longo do próximo ano.
Com a experiência de quem vivencia esse ramo desde 1982, avalia as tendências para o futuro a curto e médio prazos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Celso Müller: empresário avalia os desafios de 2020 no ramo supermercadista
Negócios cresceram com a pandemia
A pandemia atrapalhou a rotina em quase todos os setores da sociedade. No entanto, se para muitas áreas ela significou um freio nos planos, nem para todos os segmentos foi assim: o ramo imobiliário, por exemplo, vivenciou uma demanda até sem precedentes nos últimos anos. Segundo o empresário Erikson Karnopp, esse período de quarentena levou muitas famílias a fazerem a opção por morar em espaços mais amplos, em busca de conforto e qualidade de vida. Com isso, as vendas de residências em condomínios fechados ou imóveis de alto padrão ganharam impulso. Hoje, segundo ele, 80% dos negócios envolvem residências e apenas 20% espaços comerciais.
A tendência é de seguir nesse ritmo
Karnopp ressalta que há pelo menos três anos o cenário vinha sendo de bastante oferta no mercado imobiliário, mas a procura não acompanhava necessariamente tal movimento. Isso mudou, observa. E acredita que, a seguir no atual ritmo, em meados de 2021 estará esgotada a disponibilidade de imóveis em condomínios fechados em Santa Cruz. Ressalta inclusive que a cidade tem vivenciado uma forte procura por investidores de fora da região e até do Estado.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Acesso Grasel vai ganhar shopping a céu aberto
Um novo conceito de morar e viver
O empresário avalia que o aquecimento no mercado decorre ainda de um novo conceito que está sendo adotado pelas pessoas. Segundo ele, famílias concluíram, com a pandemia, que não faz muito sentido manter o dinheiro no banco e não desfrutar de mais qualidade de vida, morando bem, com segurança, conforto, bem-estar e tranquilidade. Conforme diz, isso se tornou uma forte tendência em todo o Brasil.
Novos projetos, e a aposta no turismo
A Karnopp Imóveis, em parceria, projeta novo investimento para Santa Cruz, e que se situa na faixa de R$ 20 milhões. Erikson entende que deve haver mais agilidade na liberação de documentos junto aos órgãos públicos, em processo digital. Obra significa geração de empregos e movimentação da economia, com imediata geração de tributos, e não deveria esbarrar tanto em burocracia, frisa. A Karnopp Imóveis atua também no mercado de Gramado, que hoje já responde por cerca de 40% dos negócios. Com base na experiência da Serra Gaúcha, Erikson sugere que Santa Cruz deve eleger o turismo como área de alta prioridade para investimentos nos próximos anos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz é o 15° município com maior potencial de consumo no Estado
A série
A série é uma nova ação de relacionamento da Gazeta Grupo de Comunicações com os parceiros e com lideranças setoriais, num estreitamento do bom relacionamento mantido ao longo dos anos. O projeto Um Café com a Gazeta formula convites a empresários e expoentes das mais variadas áreas da socioeconomia para que se reúnam com a diretoria das diferentes áreas da Gazeta. O objetivo é avaliar a realidade em seus segmentos e as perspectivas de retomada após os efeitos da pandemia.
Publicidade
This website uses cookies.