Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MUNICÍPIOS

Equipes voltarão a revisar planos de saneamento no Vale do Rio Pardo

Foto: Bruno Pedry

Estado apresenta a municípios do Cisvale proposta de pagamento por cuidados ambientais

Foto: Bruno Pedry/Nascimento Marketing

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) autorizou a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) a retomar a atualização dos planos municipais de saneamento e do estudo socioambiental dos municípios do Vale do Rio Pardo. Iniciada em abril, a atividade foi suspensa em razão das enchentes.

De acordo com a presidente do Cisvale, Sandra Backes, em maio foi praticamente impossível cumprir o cronograma. “Tivemos muitas dificuldades, inicialmente para atender as populações atingidas e após, na reorganização do trabalho das prefeituras. Por isso foi necessária essa pausa”, justificou.

LEIA TAMBÉM: Abastecimento de água deve ser normalizado durante a tarde desta sexta em Santa Cruz

Publicidade

Sandra destaca que o consórcio consultou todas as prefeituras novamente e que, a partir do aceite individual dos 17 municípios, foi possível solicitar a retomada das atividades. “Nesta primeira fase, as equipes da Unisc realizam os levantamentos junto às administrações e parte do mapeamento in loco. Algumas prefeituras nos solicitaram que a visita seja prorrogada, e na medida em que conseguirmos organizar essas solicitações, vamos criar um novo cronograma”, explica.

Para entender

O trabalho ainda está na fase de coleta e apuração de dados, para que possam ser feitos o detalhamento e os prognósticos – as ações que cada município precisa tomar a curto, médio e longo prazo. Essas medidas são necessárias para cumprir a legislação ambiental e projetar o crescimento sustentável da região, com vistas para os próximos 20 anos.

LEIA TAMBÉM: Helena Hermany determina a retomada das obras na BR-471

Publicidade

A equipe responsável pela elaboração dos projetos e estudos deverá formalizar ao consórcio um novo cronograma de atividades. Inicialmente, a fase de coleta de dados deveria estar concluída até o outubro deste ano. De novembro a fevereiro de 2025, o projeto prevê o detalhamento e a indicação das ações. Após, deve ocorrer uma audiência pública regional, para debate dos planos e projetos, e a conclusão final das ações, projetada para maio do ano que vem.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.