Até quarta-feira os principais cemitérios de Santa Cruz do Sul passarão por melhorias para receber as homenagens das famílias no dia de Finados. Os reparos incluem limpeza, roçada e pintura e consertos elétricos e estruturais. Tradicionalmente dedicado à memória dos entes queridos, o feriado cai na próxima quinta-feira.
No Cemitério Municipal, nos altos da Avenida Independência, as reformas especiais começaram há duas semanas. Conforme o secretário de Transportes, Obras e Serviços Urbanos, Gerson Vargas, uma equipe de dez pessoas se reveza ao longo dos dias para concluir os trabalhos. Estão sendo feitas a retirada de entulhos, pintura, limpeza das lápides, colocação de novas lixeiras e roçada do terreno. Além das obras pontuais, Vargas destaca que outras reformas já vinham ocorrendo no local. “Não estamos arrumando o cemitério apenas para o feriado. Também instalamos alarmes e câmeras de monitoramento e estamos sempre cuidando da limpeza”, destacou.
Para os familiares que desejam limpar os túmulos, Vargas afirma que o Cemitério está aberto diariamente. “Pedimos apenas que as pessoas coloquem as flores velhas no lixo. As lixeiras novas devem auxiliar nessa retirada”, explicou. De olho na prevenção contra o mosquito da dengue, o secretário lembra que os vasos de flores não devem ser preenchidos com água e sim com areia. “Deixamos areia à disposição lá, basta que o pessoal utilize. Se houver alguma dúvida, podem contatar a administração.”
Publicidade
Localizado na esquina entre as ruas Marechal Deodoro e Capitão Jorge Frantz, o Cemitério Católico São João Batista passou por obras de limpeza e renovação de túmulos. Conforme o vice-presidente da ação beneficente responsável pelo local, Rudolfo Pedro Etges, a faxina e a pintura das estruturas já estão sendo finalizadas e tudo deve estar pronto para o feriado. Os familiares que desejarem fazer sua própria faxina encontram água e energia elétrica à disposição. O horário de funcionamento é das 8 horas às 16 horas.
Na Euclydes Kliemann, o Cemitério Santo Antônio também recebeu pintura e limpeza. Diariamente, entre 8 horas e 18 horas, as famílias podem comparecer para fazer seus próprios reparos. O cemitério oferece água para a faxina e areia para colocar nos vasos.
Recadastramento continua no Municipal
Publicidade
Todas as pessoas que possuem familiares sepultados no Cemitério Municipal de Santa Cruz do Sul devem atualizar seus dados cadastrais. Com este levantamento, a Prefeitura quer contabilizar o número exato de sepulturas ativas no local. Para a atualização, é necessário ter em mãos as cópias da certidão de óbito de todos os sepultados, recibo das sepulturas, certidão de casamento (quando for o caso), carteira de identidade e CPF (casal) e comprovante de residência em Santa Cruz. O horário de atendimento é das 7h45 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.
Igrejas terão programação especial para homenagens
Para homenagear a memória dos falecidos, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) realizará cultos nos cemitérios na próxima quinta-feira. No Cemitério Municipal, a celebração será as 8 horas; em Linha João Alves, às 8h30; nos bairros Agnes e Arroio Grande e em Rincão Del Rey, às 9 horas e em Pinheiral Novo, às 9h20. No Cemitério da Paz Eterna, o culto ecumênico ocorre a partir das 9h45. Em Linha Sete, o culto será às 10 horas.
Publicidade
A Igreja Católica realizará missas nos cemitérios, na Catedral São João Batista e nas paróquias. Além das tradicionais bênçãos nos cemitérios, o padre Roque Hammes destaca o costume de rezar pelos falecidos. “Daí a razão das missas em igrejas onde não existe nenhum cemitério. São dias para pensar e refletir sobre o sentido da vida e retomar os ensinamentos dos entes queridos já falecidos que fazem parte da nossa história.”
No Dia de Finados, as missas na catedral serão celebradas às 9 horas e às 18h15. Às 10h15 ocorre a bênção no Cemitério Católico São João Batista.
PROGRAMAÇÃO
Publicidade
Paróquia da Ressurreição
Quinta-feira
8 horas – Missa na Igreja Ressurreição e bênção no Cemitério Municipal
10 horas – Missa na Igreja Ressurreição pelos falecidos
Paróquia Santo Antônio
Quarta-feira
16 horas – Missa na Comunidade Santos Mártires com bênção do Cemitério de Cerro Alegre Baixo
17h30 – Missa e bênção das sepulturas no Cemitério Nossa Senhora de Fátima, de Cerro Alegre Alto
Quinta-feira
8h30 – Missa no Cemitério Santo Antônio e bênção das sepulturas
9h45 – Celebração no Cemitério Paz Eterna
10 horas – Celebração no Cemitério dos Lopes
Sábado
17 horas – Missa na comunidade São José e bênção do cemitério local
Paróquia de Linha Santa Cruz
Quarta-feira
18h30 – Celebração no Cemitério dos Kipper
19 horas – Missa com bênção das sepulturas no cemitério dos Goerck de Linha Nova e em Linha Antão
Quinta-feira
8h30 – Missa com bênção dos cemitérios em Linha Santa Cruz, Linha João Alves, Pinheiral e Quarta Linha Nova Alta
9h45 – Missa com bênção dos cemitérios de Boa Vista e Santo Anjo da Guarda
10 horas – Celebração com bênção das sepulturas no Cemitério Agnes
Publicidade
Paróquia Jesus Mestre
Quarta-feira
19h30 – Missa na comunidade Santa Cecília, no Bairro Rauber
Quinta-feira
9 horas – Missa com bênção das sepulturas no Cemitério Guarda de Deus
19 horas – Missa na comunidade da Boa Esperança
Paróquia da Conceição
Quarta-feira
19h30 – Missa na Igreja da Matriz pelos falecidos
Comunidade São José
Quarta-feira
19 horas – Missa pelos falecidos
This website uses cookies.