Regional

Equipes de recenseadores do IBGE já visitaram 200 mil pessoas na região

O Censo que irá reunir dados de mais de 200 milhões de brasileiros segue em curso na região. Nos 14 municípios pelos quais é responsável o escritório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Santa Cruz do Sul, 200 mil pessoas já receberam a visita de um recenseador. E o trabalho está dentro do previsto, segundo o chefe do escritório local, Luiz Eduardo Braga. Os moradores do interior devem se preparar para receber os recenseadores nos próximos dias. Nas cidades com maiores populações, como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Rio Pardo, as próximas semanas serão de intensificação do trabalho nas zonas rurais.

“A partir dessa semana, estamos colocando todo o interior do município em trabalho. A área rural, que em Santa Cruz estava só em algumas regiões, como Boa Vista, Rio Pardinho e Saraiva, agora terá o trabalho ampliado em Monte Alverne, Alto Paredão e São José da Reserva. Todos esses setores rurais da área do recenseador, estamos colocando em trabalho”, avisa Braga.

LEIA TAMBÉM: Censo já chegou a 130 mil pessoas no Vale do Rio Pardo

Publicidade

Braga, chefe do escritório do IBGE em Santa Cruz: é a vez das localidades do interior

Mesmo quem preferir fornecer os dados por telefone ou internet vai receber a visita do Censo. O morador poderá fazer a opção sobre a forma como será entrevistado. Ainda segundo Luiz Braga, os últimos processos seletivos ajudaram a suprir a demanda por trabalhadores, um dos principais empecilhos para uma evolução mais ágil do estudo na região. A legislação apresenta algumas restrições para a contratação de recenseadores, como não ser sócio-gerente de empresa, não ser funcionário público ou possuir MEI, entre outras.

“Mesmo com uma taxa de desemprego razoável no País, enfrentamos dificuldades em recrutar pessoas. É um dos ensinamentos que vai ficar para os gestores, a forma como vamos tratar os levantamentos. É um estudo grandioso, e precisamos ter equipes preparadas. Mesmo tendo começado com uma equipe reduzida, estamos cumprindo as metas”, avalia Braga.

LEIA TAMBÉM: IBGE garante segurança dos dados dos entrevistados no recenseamento

Publicidade

Estudo vai fornecer informações inéditas sobre os brasileiros

O trabalho das equipes do Censo em 2022 não se limita a contar a população brasileira, estimada em cerca de 215 milhões de habitantes. O estudo, que ocorre nos mais de 3,5 mil municípios do país, irá fornecer uma série de informações detalhadas sobre cidades, bairros e ruas. O chefe do escritório local do IBGE, Luiz Eduardo Braga, explica que as informações serão todas georreferenciadas, ou seja, estarão inseridas digitalmente nas coordenadas informadas pelos recenseadores, o que permite a coleta de dados mais precisos.

LEIA TAMBÉM: Censo 2022: respostas podem ser enviadas por telefone e pela internet

“Pela primeira vez num censo demográfico, vamos liberar para o mundo todo as coordenadas geográficas. É lógico que, pelo sigilo, não identificaremos moradores e domicílios, mas vamos mostrar coordenadas que serão muito importantes para análises e estudos. A densidade demográfica, por exemplo, poderá ser vista por coordenadas. Você vai abrir um mapa digital e saber onde tem cada tipo de dado”, observa Braga.

Publicidade

Inicialmente, a previsão era de que o trabalho do Censo fosse encerrado até o fim de outubro, mas há a possibilidade de se estender até novembro na região, que é o prazo máximo para o término do estudo.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.