A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil segue apoiando todos os municípios atingidos pelas fortes chuvas que ocorreram no estado desde a madrugada de segunda-feira, 13. Alertas de granizo, vendavais e chuvas foram recebidos e emitidos desde a semana passada a todas as coordenadorias regionais para preparar as comunidades sobre os possíveis eventos.
Até agora são mais de 20 municípios afetados no Rio Grande do Sul, entre os quais os da Região Metropolitana, que é a com situação mais crítica, com aproximadamente 500 pessoas desalojadas e desabrigadas em casas de familiares e abrigos provisórios.
De Brasília, onde está tratando de assuntos de interesse do Rio Grande do Sul desde segunda, o governador José Ivo Sartori afirmou na manhã desta terça-feira, 14, que acompanha a situação no Rio Grande do Sul. “As equipes da Defesa Civil, do Estado e dos municípios estão agindo e auxiliando quem mais necessita. O Rio Grande do Sul precisa mostrar unidade, a força do voluntariado. Maior que a chuva é o espírito solidário dos gaúchos, que se fortalece na cumplicidade”, disse Sartori.
Publicidade
“Neste momento temos 12 equipes da Defesa Civil nos locais atingidos pelas chuvas e alagamentos, dos quais quatro na Região Metropolitana. Estamos dando todo o assessoramento para que as pessoas possam ser atendidas com a assistência necessária”, destaca o subchefe da Defesa Civil, tenente-coronel Alexandre Martins. Ações do Corpo de Bombeiros e das coordenadorias de Defesa Civil municipais, além de voluntários, estão auxiliando as pessoas a abandonar suas residências e deslocarem-se para abrigos fora das áreas de risco.
Os pontos mais críticos do estado são os rios da Bacia do Caí e o Rio dos Sinos, que estão subindo muito rápido. A Defesa Civil monitora o nível de alerta desses locais.
Publicidade
This website uses cookies.