A equipe São Luís conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o primeiro lugar da Semana Champagnat do Colégio Marista São Luís. Em 2022 e 2023, o time também foi anunciado como campeão. Nesta edição, a 43ª, o São Luís somou 2.219 pontos; o segundo colocado, o time Champagnat, 2.205 pontos; e o terceiro, Santa Cruz, 2.081 pontos. A divulgação dos resultados ocorreu na manhã de sábado, no Ginásio Luisão, e marcou o encerramento das atividades, oito dias após a abertura.
O anúncio foi acompanhado por alunos, ex-alunos, pais, educadores, funcionários do colégio e convidados. Inspirado na Campanha da Fraternidade deste ano, o tema da 43ª Semana Champagnat foi “Tempo de criar e cultivar amizades para toda vida”. Desde o dia 5 de julho, as equipes formadas por alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, lideradas pelas turmas de 3º ano, participaram de desafios e atividades acadêmicas, esportivas, culturais e solidárias.
LEIA TAMBÉM: Projeto sobre bullying chega a escolas de Santa Cruz do Sul
Publicidade
Durante a cerimônia de encerramento, o diretor Nei Cesar Morsch se emocionou ao evidenciar que o principal objetivo é oportunizar o crescimento dos alunos. “Vimos, mais uma vez, cooperação, ajuda e integração entre as equipes”, disse. Da mesma forma, o vice-diretor Anderson Roberto dos Santos enfatizou que a Semana Champagnat “foi uma experiência pedagógica e que todos aprendem com esse processo”.
Logo após o anúncio do resultado, enquanto seus colegas comemoravam, a presidente da equipe São Luís, a aluna Rafaela Henkes Silva, de 16 anos, frisou que o resultado marcava um ciclo de vários dias de muito esforço e de envolvimento de toda a equipe. “Passamos por experiências inéditas. Foi muito desafiador”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Unisc está com inscrições abertas para o Aquece Enem
Publicidade
Meio ambiente e solidariedade
Dentre as inúmeras tarefas realizadas pelos alunos durante a Semana Champagnat, destacam-se as direcionadas para o cuidado com o meio ambiente, as chamadas tarefas ecológicas; e para a solidariedade, as tarefas solidárias.
A primeira consistiu na coleta de óleo de cozinha saturado e na arrecadação de tampinhas de garrafa pet. A segunda mobilizou os alunos para a arrecadação de alimentos que serão revertidos à Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan), de Santa Cruz. Os donativos devem ser entregues no dia 26 de julho, Dia dos Avós, juntamente com cartões confeccionados pelos próprios alunos, contendo mensagens direcionadas aos vovôs e vovós atendidos na Asan.
Outra tarefa com esse mesmo intuito foi a arrecadação de leite e gelatina que serão revertidos para o Lar São Vicente de Paulo, em Rio Pardo.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade