Médicos e enfermeiros do Hospital Moinhos de Vento começam nesta segunda-feira, 9, as capacitações dos profissionais que irão atuar no Novo Centro Materno Infantil (Cemai) de Santa Cruz do Sul. Cerca de 60 pessoas, entre técnicos em enfermagem, médicos, enfermeiros e higienizadores, devem passar pelas aulas.
A atividade tem por objetivo garantir que o funcionamento seja padronizado e de qualidade. A abertura do espaço reformado está marcada para o dia 21 deste mês, às 11 horas, e os atendimentos iniciam-se no dia 22, às 7 horas.
LEIA MAIS: Em fase de acabamento, novo Cemai será inaugurado no dia 21 de março
Publicidade
O treinamento consiste em três etapas. Na primeira, que ocorre entre segunda e sexta-feira, serão abordados os temas Procedimento Operacional Padrão (POP), traumatismo cranioencefálico (TCE), parada cardiorrespiratória avançada, atendimento ao cliente, ética no trabalho, classificação de risco, assistência ao paciente pediátrico em suporte ventilatório, prevenção de infecção, time de terapia infusional e monitorização do paciente pediátrico crítico.
Os encontros, que devem unir teoria e prática, ocorrerão no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), na Secretaria Municipal de Saúde, e na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A segunda fase das capacitações ocorrerá entre os dias 16 e 20. Nela, os profissionais serão treinados com simulações de todos os tipos de atendimentos que podem chegar ao Novo Cemai. A terceira etapa, que deve ocorrer após a inauguração, mas ainda não tem data definida, consistirá em cursos de extensão.
Publicidade
“Precisamos que o Novo Cemai seja completo. Além de um espaço moderno e com tudo o que há de melhor em equipamentos, também terá profissionais capacitados para lidar com as diversas situações que chegam até lá. Estamos investindo na qualificação dos servidores da Prefeitura”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior.
LEIA MAIS: Equipe do Moinhos de Vento começa a atuar no Novo Cemai
O complexo
Já na recepção e na sala de espera, as pessoas verão as mudanças promovidas. Mais acolhedoras, as instalações tornarão o Cemai um espaço humanizado, em que pais e filhos possam se sentir confortáveis enquanto aguardam o atendimento.
Publicidade
Para deixar crianças à vontade, a caracterização será feita a partir de histórias do anjinho Lino e a amiga Laila, personagens de livros infantis. Junto à sala de espera da pediatria serão instalados assentos adaptados para crianças e uma área de recreação com televisão, livros infantis, materiais de desenho e mesinhas para colorir. Do lado de fora haverá pracinha.
A ala de pediatria terá pelo menos quatro consultórios, salas de triagem e acolhimento, de procedimentos, nebulização, atendimento de urgência e emergência e de observação para sete pacientes, além de farmácia. Com a instalação da sala de observação, a expectativa é reduzir o número de internações hospitalares.
Na ala de ginecologia, serão pelo menos três consultórios, duas salas de procedimentos, sala de espera e outra para enfermagem. Os funcionários contarão com um espaço diferenciado.
Publicidade
Serão comprados ultrassom móvel, raio X móvel, eletrocardiograma móvel, desfibrilador, monitor multiparamétrico móvel, entre outros instrumentos hospitalares de última geração. Tudo isso para tornar o espaço mais resolutivo e evitar que os pacientes tenham de ser deslocados para realização de exames. A Prefeitura também firmou uma parceria com o Hospital Moinhos de Vento, contratado para prestar consultoria na gestão do local.
Os investimentos no complexo são de cerca de R$ 1,8 milhão, valor pago com recursos próprios do Município. Essa é a primeira reforma geral do Cemai desde que ele foi inaugurado, em 1999. Por dia, em média, o espaço atende 95 crianças e encaminha duas para urgência e emergência.
Também são realizados procedimentos de enfermagem, como aplicação de medicamentos e nebulizações. A média é de 160 procedimentos por dia. O setor de ginecologia, que funciona 12 horas por dia, realiza 30 consultas diárias. Também estão em acompanhamento cerca de 50 gestantes em pré-natal de alto risco e dez adolescentes grávidas.
Publicidade
LEIA MAIS: Saúde assina convênio inédito com o Hospital Moinhos de Vento
This website uses cookies.