Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Equipe de cardiologia de Fernando Lucchese completa 18 meses no HSC

A equipe do renomado cirurgião cardíaco Fernando Lucchese divulgou em outubro uma avaliação dos primeiros 18 meses de atuação no Hospital Santa Cruz (HSC), completados em setembro. A parceria iniciou em março de 2015 e, neste período, foram realizadas 150 cirurgias consideradas de grande porte. Desse total, 40% foram cirurgias de revascularização do miocárdio (ponte de safena) e outros 40% cirurgias valvulares (válvulas do coração), além de cirurgias de aorta, cirurgias associadas, tumores cardíacos e cirurgias congênitas.

A vinda destes profissionais para Santa Cruz do Sul teve como objetivo qualificar ainda mais os atendimentos na área de cirurgia cardíaca. Em 2012 o HSC foi credenciado como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, passando a realizar cirurgias vasculares periféricas, cirurgias cardíacas e procedimentos de cardiologia intervencionista, assim como oferecer consultas e vários exames diagnósticos na área cardiovascular também para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em agosto de 2014, o hospital foi habilitado como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular.

A partir de então, procedimentos que eram realizados somente por meio de convênios e/ou particulares foram estendidos também para pacientes SUS, como procedimentos endovasculares extracardíacos e de eletrofisiologia. Entre eles estão as angioplastias e cateterismos para tratamento das obstruções arteriais com colocação de stents periféricos, o tratamento endovascular das doenças da aorta (dilatações e dissecções) e o tratamento de várias arritmias cardíacas com colocação de marcapassos e implantes de cardiodesfibriladores. Estes procedimentos possibilitam ao paciente tratar suas doenças de uma maneira menos invasiva, com menor risco e menor tempo de internação, fornecendo soluções e tratamentos avançados antes disponíveis somente em outros centros de referência.

Publicidade

Para os médicos Leonardo Dorneles de Souza e Francisco Lamachia, que integram a equipe de Lucchese no Hospital Santa Cruz, os primeiros 18 meses do novo serviço de cirurgia cardiovascular na casa de saúde foram muito positivos. Segundo eles, em um ano foram 102 procedimentos, com resultados iguais ou melhores que os centros especializados da capital gaúcha. “Isso nos deixa completamente satisfeitos”, avalia Lamachia.

Conforme ele, o Hospital Santa Cruz possui todos os requisitos necessários para comportar uma equipe de cirurgia cardiovascular. “O Hospital possui UTI e enfermarias de altíssimo nível e equipes médicas, de enfermagem, de fisioterapia e de nutrição de excelente qualidade, prontas para os próximos desafios da especialidade”, elogia.

Entre esses desafios, aponta Lamachia, está a ampliação do teto financeiro junto ao Ministério da Saúde visando aumentar o número de procedimentos cardiovasculares em função da grande demanda da região de abrangência do HSC por estes serviços. “Temos convicção de que a equipe está bem montada e preparada para ampliar o serviço”, garante. “Penso que em breve poderemos iniciar com cirurgias cardíacas minimamente invasivas, que são realizadas ainda em poucos centros no Brasil, e sabemos que temos também material humano e estrutura física adequada para tal”, reforça o médico.

Publicidade

Atualmente existem no Estado somente outros quatro centros de referência nesta área, três deles localizados em Porto Alegre e um em Passo Fundo. O HSC é credenciado a realizar procedimentos pelo SUS para a 8ª e para a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, representando mais de 500 mil habitantes de 25 municípios dos vales do Rio Pardo e do Jacuí.

“Acreditamos na continuidade do nosso serviço de cirurgia cardiovascular em Santa Cruz do Sul e região, mantendo sempre a mesma busca por excelência no atendimento de pacientes particulares e de convênios”, enfatizam os médicos.

Fernando Lucchese
Lucchese é cirurgião-chefe do Hospital São Francisco de Cardiologia e Transplantes, Chefe do Departamento de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular da Santa Casa de Porto Alegre, Chefe do Transplante Cardíaco da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Diretor do Hospital São Francisco de Cardiologia e Transplantes e Chefe do Grupo de Transplantes Cardíacos do Hospital de Transplantes Dom Vicente Scherer.

Publicidade

O médico também é professor-adjunto de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade Federal de Ciências Médicas, Universidade Federal de Ciências da Saúde, de Porto Alegre. Atualmente, suas atividades cirúrgicas correspondem a cerca de 1,4 mil casos cardiovasculares por ano (75% adultos, 25% crianças). Seus livros publicados já venderam mais de 1,5 milhões de exemplares no Brasil e na Europa.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.