Uma comitiva da região aproveita a época do verão e o início deste ano para realizar uma expedição de viés científico e de investigações na Antártica, o continente mais frio do planeta Terra, no extremo Sul da América do Sul. O médico Ivan Seibel, 77 anos, capixaba radicado há quatro décadas em Venâncio Aires, planejou a viagem, que se iniciou no último final de semana, na companhia de dois netos santa-cruzenses. Tiago e Henrique Seibel Kämpf, filhos de Carlos Eduardo Kämpf e Vanessa Seibel Kämpf, vão auxiliar o avô nas investigações, que devem se estender até o dia 20.
O que move Seibel, que, além de médico, é jornalista, com 14 livros publicados (em gêneros como genealogia, história e cultura pomerana), é investigar o derretimento de geleiras. Ele já viajou por cerca de 40 países, incluindo a Escandinávia, no extremo Norte do planeta. Nessas ocasiões, passou a prestar atenção aos efeitos das mudanças climáticas, principalmente do aquecimento global, sobre territórios marcados por geleiras e sobre os povos, a flora e a fauna.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz abre processo seletivo para 143 vagas de estágio; veja como se inscrever
Publicidade
Agora, decidiu estender seus estudos para a Península Antártica e as Ilhas Malvinas. Para auxiliá-lo na captação de imagens e de registros nessa área é que seus netos o acompanham, além do fato de eles terem predileção por viajar (gosto que adquiriram dos avós e também dos pais).
Em entrevista ao vivo para o jornalista Lucas Malheiros, no programa Radar, da Rádio Gazeta FM 107,9, na tarde da última terça-feira, Seibel mencionou que naquele momento se encontravam no navio, a meio caminho entre Buenos Aires e Ushuaia, onde já estavam ontem. Na Antártica, concentrarão os trabalhos em Elephant Island e Paradise Bay.
O roteiro deve resultar em mais um livro
Radicado há quatro décadas em Venâncio Aires, o médico urologista Ivan Seibel nasceu em 1o de agosto de 1947 em uma propriedade rural no município de Afonso Cláudio, no Espírito Santo, sendo descendente de pomeranos. Em 1961 transferiu-se para o Rio Grande do Sul, para frequentar internato em São Leopoldo. Mais adiante, cursou Medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde (Ufcspa), em Porto Alegre, com pós-graduação em Urologia.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Formanda da Unisc cria site de busca por grupos de apoio a dependentes; veja como acessar
Além da atuação como médico, foi professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e desde 2000 conduz em paralelo atividades de jornalista, colaborando em jornais e revistas. E liderando, ele próprio, projetos nessa área, a exemplo do jornal virtual Folha Pomerana, que manteve por muitos anos. É em torno desses temas e interesses que Seibel publicou seus livros, com resgates históricos, culturais e genealógicos.
Agora, como enfatiza, suas verificações em torno dos efeitos do clima sobre áreas geladas do planeta devem resultar em mais um livro, a ser lançado em breve, com seus apontamentos e com fotografias desses lugares.
Publicidade